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Tipo: Dissertação
Título: De escolas públicas à UFV: a escolha do curso superior em uma cidade média universitária
From public schools to UFV: the undergraduate’ course choice in a university city
Autor(es): Guia, Isabela Berbert da
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo compreender e analisar o processo de escolha do curso superior no contexto de uma cidade média universitária, Viçosa-MG, por estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas da cidade, e ingressaram na Universidade Federal de Viçosa (UFV) no ano de 2016; ano em que a instituição reservou 50% das vagas dos cursos de graduação para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. A primeira etapa da pesquisa, de cunho quantitativo, constituiu-se da investigação da distribuição de estudantes egressos de escolas públicas de Viçosa nos cursos de graduação da UFV. Os dados secundários foram buscados junto à Diretoria de Registro Escolar (DRE), analisados por meio de estatística descritiva, e possibilitaram conhecer a distribuição desses estudantes entre os cursos de graduação da UFV, e também o perfil destes com relação à modalidade de vaga de ingresso; a origem geográfica; o sexo; a idade de ingresso; e a situação acadêmica em 2017. A segunda etapa da pesquisa, de cunho qualitativo, fundamentou-se na análise de relatos biográficos de três estudantes, buscando-se compreender as influências do contexto de uma cidade média universitária no percurso escolar e no processo de escolha do curso superior dos investigados. As análises realizadas na primeira etapa evidenciaram que, apesar dos estudantes egressos de estabelecimentos públicos da cidade de Viçosa estarem ingressando nos cursos de graduação da UFV em números representativos – 20% do total de ingressantes nas vagas reservadas-, os egressos dos estabelecimentos estaduais dirigiram-se para cursos considerados de baixo prestígio social. Dado esse que indicia o processo de estratificação horizontal na UFV. As análises dos relatos biográficos mostraram que o contexto de cidade média universitária, as relações sociais empreendidas nesse contexto, os benefícios advindos dessas relações, e os projetos desenvolvidos pela universidade nas escolas públicas da cidade favoreceram o ingresso dos investigados na UFV e influenciaram o processo de escolha do curso superior.
The present research aimed to comprehend and analyze the process of choosing a major, in the context of a medium university town, Viçosa – MG, by students who completed high school in public schools in this city and entered the Federal University of Viçosa (UFV) in 2016; year in which the institution reserved 50% of vacancies on its majors, for students who fully attended high school in public schools. The first stage of the research had a quantitative nature and consisted in investigating the distribution of students, who graduated high schools in public schools in Viçosa, on undergraduate courses at UFV. The secondary data were searched on the School Registry (DRE) and analyzed by descriptive statistics, allowing the following to be known: distribution of these students among UFV’s undergraduate courses and their profile in relation to the vacancy type; the geographical origin; sex; age at admission and academic situation in 2017. The second stage of research, with a qualitative nature, was based on biographical reports from three students, with the objective of understand the influences of the context of a medium university town on the school trajectory and the process of choosing a major by the investigated students. The analysis carried out on the first stage showed that, despite the students graduated in public establishments on Viçosa being enrolled in undergraduate courses at UFV in representative numbers – 20% of the total new students enrolled on the reserved vacancies, the graduate students from the State’s establishments chose majors considered of low social prestige. This data indicates the horizontal stratification process at UFV. The analysis of the biographical reports showed that the context of a medium university town, the social relations undertaken on this context, the outcome benefits of these relations, and the projects developed by the university in the public schools in town favored the investigated students’ enrollment at UFV and influenced the process the described process.
Palavras-chave: Escolas públicas
Estudantes do ensino do segundo grau
Democratização da educação
Ensino superior
Universidades e faculdades públicas
CNPq: Sociologia da Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: GUIA, Isabela Berbert da. De escolas públicas à UFV: a escolha do curso superior em uma cidade média universitária. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24488
Data do documento: 6-Jul-2018
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