Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/25089
Tipo: Artigo
Título: Sistema computacional para aquisição automática e disponibilização de dados meteorológicos
Autor(es): Drumond, Luis C. D.
Sousa, Marques M. de
Naldi, Murilo C.
Abstract: O objetivo deste artigo é apresentar uma metodologia de automatização do processo de coleta e disponibilização de dados meteorológicos. Esta metodologia faz o uso de uma linguagem de scripts para definir as ações a serem executadas desde a coleta dos dados na estação climática, passando pelo seu processamento e finalizando com o envio dos dados processados para publicação em um site na internet. Os dados meteorológicos temperatura, umidade, velocidade do vento, chuva, radiação e evapotranspiração disponibilizados no site permitem aos produtores e pesquisadores analisar as variações climáticas, auxiliando assim em tomadas de decisão mais eficientes. O resultado obtido é o fornecimento sem custos de informações importantes e de qualidade sobre o clima.
This paper presents a methodology to automate weather data collection and to make them available. This approach uses script technologies to define which actions should be taken to retrieve, process and publish climate data on a website. Once published, meteorological data as temperature, air humidity, wind speed, rainfall, solar radiation and evapotranspiration help producers and researchers to analyze weather variations for an effective decision-making support. The final outcome is to provide important information on climate variables.
Palavras-chave: Automatização de sistemas
Meteorologia
Scripts
Editor: Engenharia Agrícola
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/1809-4430-Eng.Agric.v35n3p606-612/2015
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/25089
Data do documento: Jun-2015
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo360,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.