Locus  

Prática pedagógica e cotidiano escolar: tecendo caminhos entre duas professoras

Show simple item record

dc.contributor.advisor Lopes, Eduardo Simonini
dc.creator Stanciola, Adriana Andreia da Silva
dc.date.accessioned 2019-05-08T17:21:23Z
dc.date.available 2019-05-08T17:21:23Z
dc.date.issued 2018-12-17
dc.identifier.citation STANCIOLA, Adriana Andreia da Silva. Prática pedagógica e cotidiano escolar: tecendo caminhos entre duas professoras. 2018. 63 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018. pt-BR
dc.identifier.uri http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/25094
dc.description.abstract Neste estudo, apresenta-se a descrição do cotidiano escolar de uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental sob a regência temporária de duas professoras, quando, percebendo a criatividade das ações cotidianas, busquei observar nas vivências e práticas curriculares as composições de mundo que elas elaboravam no processo de se construírem enquanto profissionais em meio aos currículos que praticavam no dia a dia com os alunos e seus pares. Pois, durante meu trajeto como docente na instituição de ensino pesquisada, pude notar que, devido à alta rotatividade dos professores que lecionavam no ciclo de alfabetização, as reações desses profissionais às necessidades e demandas dos alunos eram muito discrepantes. A mesma situação gerava paralisia em alguns e movimento em outros, causando-me inquietações, dúvidas e vontade de entender o que ocasionava essa diferença. Perseguindo formas de alcançar essa compreensão, passei os meses de agosto e setembro acompanhando– auxiliando as docentes e, durante esse período, partilhei com elas cenas cotidianas que narrei neste trabalho, bem como as conversas que tivemos em alguns momentos das aulas e ao compor essas narrativas, ficando evidente quanto somos afetados pelo meio que habitamos e pelos sujeitos que partilham conosco esses ambientes. Dessa forma, foi possível perceber que as formas de verpercebersentir o mundo eram construídas num ambiente vivo, movente e efervescente que, enquanto afetava os outros sujeitos, igualmente me afetava. Um professor se constrói num processo coletivo, “imerso” em mundos diversos que se afetam, se misturam e entram em conflitos, construindo subjetividades e levando os docentes a refletirem e multiplicarem as construções de sentido e de realidade, enquanto constroem e praticam currículos diariamente. pt-BR
dc.description.abstract This study describes the school routine of a first-grade class of elementary school under the temporary regency of two teachers. By perceiving the creativity of the daily actions, I tried to observe in the experiences and curricular practices the compositions of the world that they elaborated in the process of building themselves as professionals in the curricula they practiced on a daily basis with the students and their peers. For, over my journey as a teacher in the research institution, I noticed that, due to the high turnover of the teachers who taught in the literacy cycle, the reactions of these professionals to the needs and demands of the students were very dissimilar. That situation generated paralysis in some teachers and movement in others, causing me uneasiness, doubts and the desire to understand what caused this difference. By pursuing ways to achieve this understanding, I spent the months of August and September accompanying- assisting the teachers. In addition, during that time I shared with them everyday scenes that I narrated in this work, as well as the conversations that we had in some moments at the classes and in composing these narratives, becoming evident how much we are affected by the environment we inhabit and the subjects who share these environments with us. Therefore, it was possible to perceive that the ways of seeing, perceiving and feeling the world were constructed in a living, moving and effervescent environment that, while affecting the other subjects, also affected me. A teacher builds him or herself up in a collective process, “immersed” in diverse worlds that are affected, mingle and enter into conflicts, constructing subjectivities and making teachers to reflect and to multiply constructions of meaning and reality as they construct and practice curricula daily. en
dc.language.iso por pt-BR
dc.publisher Universidade Federal de Viçosa pt-BR
dc.rights Acesso Aberto pt-BR
dc.subject Prática de ensino pt-BR
dc.subject Ambiente escolar pt-BR
dc.subject Currículos pt-BR
dc.title Prática pedagógica e cotidiano escolar: tecendo caminhos entre duas professoras pt-BR
dc.title Teaching practices and school routine: forging paths between two teachers en
dc.type Dissertação pt-BR
dc.subject.cnpq Educação pt-BR
dc.creator.lattes http://lattes.cnpq.br/6000953108097101 pt-BR
dc.degree.grantor Universidade Federal de Viçosa pt-BR
dc.degree.department Departamento de Educação pt-BR
dc.degree.program Mestre em Educação pt-BR
dc.degree.local Viçosa - MG pt-BR
dc.degree.date 2018-12-17
dc.degree.level Mestrado pt-BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Educação [130]
    Teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account