Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/26039
Tipo: Tese
Título: Conversão de troncos em multiprodutos da madeira, utilizando programação dinâmica
Autor(es): Leite, Helio Garcia
Abstract: Este estudo foi desenvolvido com o objetivo principal de aprimorar os sistemas de utilização de recursos florestais no Brasil. Um modelo de programação dinâmica foi desenvolvido com o propósito de otimizar processos de conversão de troncos e de toras em multiprodutos. Em virtude da importância da integração deste modelo com as usuais análises estruturais de povoamentos, foram utilizados dados provenientes de um inventário florestal, realizado em florestas de Pinus, na aplicação do modelo. Na primeira etapa deste estudo, procedeu-se a uma análise estrutural dos povoamentos inventariados. Nesta análise, um método alternativo foi utilizado para classificação da capacidade produtiva, tendo sido empregados índices de locais preestabelecidos. Foi analisada, ainda, a forma das árvores, a partir do ajuste de modelos de "taper", Numa segunda etapa, foi desenvolvido o modelo matemático de programação dinâmica e, por último, este modelo, codificado para o uso em computador, foi utilizado em alguns estudos de caso e, também, para analisar o processo de conversão das árvores inventariadas. Os resultados obtidos evidenciaram a necessidade de aliar às técnicas de análise do crescimento das florestas os processos de otimização que permitam identificar usos alternativos, em nível ótimo, para as árvores. Foi possível concluir que o rendimento de conversão nas serrarias pode ser aumentado de forma considerável (até 80% em alguns casos), pelo emprego do modelo desenvolvido. Nos estudos de caso, foi possível verificar o efeito da espessura de corte sobre o rendimento de conversão de troncos e, ou, de toras em madeira serrada e o efeito da altura de corte das árvores no campo sobre o rendimento ao convertê-las em laminados, aglomerados e madeira serrada, dentre outros. Finalmente, foi possível exemplificar a quantificação de produtos, em nível Ótimo, a partir de árvores desbastadas em diferentes ocasiões. O estudo permitiu identificar, ainda, futuras investigações, tais como o uso da computação gráfica, a análise de defeitos nas árvores, a inclusão de restrições de demanda nos processos de otimização e o uso do modelo desenvolvido para análise de desbastes em povoamentos de Pinus.
Palavras-chave: Madeiras - Produtos - Otimização
Arvores - Conversão em Multiprodutos
Madeira serrada
Madeira como energia
Chapa de madeira aglomerada
Compensados de madeira
Programação dinâmica
CNPq: Ciência Florestal
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Doutor em Ciência Florestal
Citação: LEITE, Helio Garcia. Conversão de troncos em multiprodutos da madeira, utilizando programação dinâmica. 1993. 230 f. Tese (Doutorado em Ciência Florestal) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1993.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br//handle/123456789/26039
Data do documento: 15-Out-1993
Aparece nas coleções:Ciência Florestal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo31,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.