Locus  

2DMG Uma arquitetura de classes de middleware para a portabilidade de aplicativos gráficos 2D em dispositivos móveis

Mostrar registro simples

dc.creator Lobato, Paulo Alexandre
dc.date.accessioned 2015-03-26T13:10:29Z
dc.date.available 2012-10-15
dc.date.available 2015-03-26T13:10:29Z
dc.date.issued 2011-07-28
dc.identifier.citation LOBATO, Paulo Alexandre. 2DMG A middleware class architecture for 2D graphics application portability on mobile devices. 2011. 74 f. Dissertação (Mestrado em Metodologias e técnicas da Computação; Sistemas de Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2011. por
dc.identifier.uri http://locus.ufv.br/handle/123456789/2627
dc.description.abstract Desde o início do uso de recursos computacionais, pesquisadores, engenheiros e empresas têm se beneficiado de ferramentas científicas cada vez mais sofisticadas em relação à computação. Softwares de CAD (computer-aided design) e de cálculos estatísticos são uma pequena amostra desse vasto campo de aplicações. Os avanços recentes na área da Computação Móvel permitem ampliar consideravelmente a aplicabilidade das ferramentas computacionais, na medida em que estas podem ser carregadas em dispositivos menores e com acesso à rede sem fio. Embora o uso de dispositivos móveis já esteja bem consolidado para o acesso à Internet, a sistemas corporativos, à organização de dados pessoais e entretenimento, sua utilização ainda é pequena em aplicações técnicas e científicas. Isto se deve à falta de recursos de programação adequados, especialmente no tocante ao uso de métodos numéricos e computação gráfica, muito comuns nesse tipo de aplicação. Neste trabalho, apresenta-se uma arquitetura de classes como camadas de adaptação de software (middleware) que auxilia o desenvolvimento e a portabilidade de aplicações em diferentes plataformas, como iOS (iPhone/iPad/iPodTouch), Android, Symbian e Windows Mobile. pt_BR
dc.description.abstract Since the beginning of use of computing resources, researchers, engineers and companies have benefited from scientific tools increasingly sophisticated in relation to computing. Softwares CAD (computer-aided design) and statistical calculations are a small sample of this wide range of applications. Recent advances in the area of mobile computing allows us to extend considerably the applicability of computational tools, as these can be loaded onto smaller devices with access to a wireless network. Although the use of mobile devices is already well established for Internet access, business systems, organization of personal data and entertainment, their use is still small in technical and scientific applications. This may be due to a lack of appropriate programming resources, especially regarding the use of numerical methods and computer graphics, very common in this type of application. In this work, we present an architecture classe a software as adaptation layers (middleware) that supports the development and application portability across different platforms, such as iOS (iPhone/iPad/iPodTouch), Android, Symbian and Windows Mobile. eng
dc.description.sponsorship
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Universidade Federal de Viçosa por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Computação móvel por
dc.subject Middleware por
dc.subject Portabilidade por
dc.subject Gráficos 2D por
dc.subject Dispositivos móveis por
dc.subject Mobile Computing, Middleware, Portability, 2D Graphics, Mobile Devices eng
dc.title 2DMG Uma arquitetura de classes de middleware para a portabilidade de aplicativos gráficos 2D em dispositivos móveis por
dc.title.alternative 2DMG A middleware class architecture for 2D graphics application portability on mobile devices eng
dc.type Dissertação por
dc.contributor.advisor-co1 Braga, José Luis
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787263E8 por
dc.contributor.advisor-co2 Andrade, Marcus Vinícius Alvim
dc.contributor.advisor-co2Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785900Z5 por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Metodologias e técnicas da Computação; Sistemas de Computação por
dc.publisher.program Mestrado em Ciência da Computação por
dc.publisher.initials UFV por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO por
dc.creator.lattes http://lattes.cnpq.br/4387168389732630 por
dc.contributor.advisor1 Rocha, Mauro Nacif
dc.contributor.advisor1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702810U7 por
dc.contributor.referee1 Patrocínio Júnior, Zenilton Kleber Gonçalves do
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8895634496108399 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Ciência da Computação [170]
    Teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Mostrar registro simples

Buscar no Repositório


Navegar

Minha conta