Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/26320
Tipo: Artigo
Título: Espacialização de perdas e da qualidade do feijão em colheita semimecanizada
Autor(es): Souza, Cristiano Márcio Alves de
Bottega, Eduardo Leonel
Vilela, Fábio Velloso
Rafull, Leidy Zulys Leyva
Queiroz, Daniel Marçal de
Abstract: O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito da distribuição espacial do teor de água dos grãos e da produtividade do feijoeiro sobre as perdas e a qualidade do produto durante o processo de arranquio, recolhimento, trilha e separação em uma recolhedora-trilhadora. O trabalho foi realizado em uma área de 35 ha sob pivô central. Foi determinado o teor de água dos grãos no arranquio e no recolhimento, a produtividade total e líquida da lavoura, a velocidade de trabalho da máquina, a quantidade de grãos perdidos no arranquio, no recolhimento e na trilha e separação e a porcentagem de matéria estranha e própria do feijoeiro presente no produto. As perdas de grãos e a qualidade do produto colhido apresentaram elevada variação de seus valores na área, indicando a necessidade de regulagem específica da recolhedora-trilhadora em cada caso durante a colheita, em função do teor de água e da produtividade.
The objective of this work was to analyze the effect of grain moisture and crop yield spatial distribution on grain losses and quality during bean uprooting, collecting, threshing and separating process on a retirement-threshing machine. The work was performed in a 35 ha area under a central pivot irrigation system. Grain moisture on the uprooting and collecting process, the crop yield, the machine work speed, the grain losses during uprooting, collecting, threshing and separating process and the material-other-than-grain were measured. Grain losses and product quality displayed high variation over the area, showing the need for a specific regulation of the retirement-threshing machine on each case during the harvest, in function of the grain moisture and crop yield.
Palavras-chave: Grãos
Impurezas
Agricultura de precisão
Grain
Impurity
Precision agriculture
Editor: Acta Scientiarum. Agronomy
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.4025/actasciagron.v32i2.3240
http://locus.ufv.br//handle/123456789/26320
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo640,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.