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https://locus.ufv.br//handle/123456789/2678
Tipo: | Dissertação |
Título: | Arquitetura para jogos como facilitadores no processo de ensino- aprendizagem: um estudo de caso com disciplina de curso de graduação |
Título(s) alternativo(s): | Game architecture for teaching-Iearning process: an application on an undergraduate course |
Autor(es): | Amaral, Heber Fernandes |
Primeiro Orientador: | Braga, José Luis |
Primeiro coorientador: | Silva Júnior, Aziz Galvão da |
Primeiro avaliador: | Oliveira, Alcione de Paiva |
Segundo avaliador: | Passos, Frederico José Vieira |
Abstract: | Jogos educativos são ferramentas importantes para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem, pois permitem simular conceitos em um ambiente virtual e promover a colaboração e a comunicação entre os alunos. Porém, deve-se ter em mente que jogos educacionais eletrônicos são softwares e, por sua vez, seu desenvolvimento sofre os mesmos problemas e dificuldades já conhecidos na engenharia de software quando se trata de desenvolvimento de softwares tradicionais. Soma-se a esses problemas a necessidade de se atender aos requisitos educacionais e também aos requisitos específicos de um jogo, sendo que requisitos educacionais consistem em todo o conteúdo programático de determinada matéria ou curso e requisitos de jogos são todas as características que diferenciam um software de um jogo. O presente trabalho envolve o a elaboração de uma arquitetura de software para auxiliar ou reduzir o retrabalho no desenvolvimento de jogos educacionais de simulação e estratégia. E para validar essa arquitetura foi desenvolvido um jogo para uma disciplina de administração rural como evidência da aplicabilidade da arquitetura proposta. Educational games are important tools to assist the process of teaching and Iearning as they aIIow simulating concepts in a virtual environment and foster coIIaboration and communication among students. But, in order to develop an educational game, one should have in mind that electronic games are softwares and in turn their development suffers the same problems and difficulties known in software engineering when it comes to traditional software development Added to these problems there is the need to meet the educational and also the specific requirements of a game: educational requirements consist of an entire syllabus of a particular subject or course requirements and the gaming factor is one of the features that differentiates a software from a game. This work proposes an educational game architecture aimed to heIp or reduce rework in the development of simulation and strategy educational games. We also describe an experience of developing a game about rural management using the proposed architecture as evidence of the applicability of the proposed architecture. |
Palavras-chave: | Arquitetura de software Software educacional Jogos por computador Administração rural Métodos de simulação Software architecture Educational software Computer games Rural administration Simulation methods |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal de Viçosa |
Sigla da Instituição: | UFV |
Departamento: | Metodologias e técnicas da Computação; Sistemas de Computação |
Citação: | AMARAL, Heber Fernandes. Game architecture for teaching-Iearning process: an application on an undergraduate course. 2014. 47 f. Dissertação (Mestrado em Metodologias e técnicas da Computação; Sistemas de Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://locus.ufv.br/handle/123456789/2678 |
Data do documento: | 14-Jan-2014 |
Aparece nas coleções: | Ciência da Computação |
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