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Tipo: Dissertação
Título: Limites e possibilidades do plano de estudo na articulação trabalho-educação na Escola Família Agrícola Paulo Freire
Título(s) alternativo(s): Limits and possibilities of plan study in the articulation work-education in School Family Farm Paulo Freire
Autor(es): Melo, Érica Ferreira
Primeiro Orientador: Silva, Lourdes Helena da
Primeiro coorientador: Santos, Geraldo Márcio Alves dos
Primeiro avaliador: Brandão, Nágela Aparecida
Segundo avaliador: Rodrigues, João de Assis
Abstract: Esta dissertação de mestrado se insere no contexto da Pedagogia da Alternância, uma proposta de formação que busca articular as aprendizagens no ambiente familiar com as aprendizagens no ambiente escolar, ou seja, uma integração escola-família, teoria- prática e educação-trabalho no processo educacional no contexto campo. Para auxiliar a realização deste propósito a Pedagogia da Alternância trabalha com instrumentos pedagógicos apropriados, dentre os quais destacamos o Plano de Estudo (PE), por sua centralidade na articulação entre os diferentes tempos e espaços da formação. Situamos esta pesquisa na perspectiva de ampliar a compreensão sobre o PE a partir do processo de formação da Escola Família Agrícola Paulo Freire (EFAP), como instrumento de valorização do trabalho e utilização do seu potencial educativo na formação dos jovens do campo. Para alcançar este objetivo recorremos a uma revisão bibliográfica, sobre as temáticas: Educação do Campo, trabalho como princípio educativo e Pedagogia da Alternância. Ancorados nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, utilizamos, como procedimentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e questionários, que foram analisadas sob a perspectiva do Método de Análise de Conteúdo. A partir das compreensões dos sujeitos da pesquisa constamos, no desenvolvimento do PE, algumas limitações na busca deste enquanto articulador dos diferentes meios de formação da EFAP, tais como: o não envolvimento dos educandos na escolha do tema do PE; a ausência das visitas dos monitores às propriedades e comunidades dos educandos, durante a operacionalização do PE; dificuldade dos monitores em aprofundar o tema do PE; dificuldade dos educandos e das famílias em aplicar o PE; e a falta de compreensão sobre este instrumento pelos monitores, famílias e educandos envolvidos no processo de formação da EFAP. Estas limitações nos levam a identificar uma lacuna entre o que é proposto pela teoria acerca do PE e o que realmente acontece no seu cotidiano. Além disso, estas limitações podem acarretar em um esvaziamento de seu potencial de valorização do trabalho como princípio educativo. Entretanto, identificamos, também, algumas possibilidades do referido instrumento por consistir em um articulador dos diferentes meios e o diálogo que ele estabelece com o trabalho do campo.
This dissertation is inserted in the context of the Pedagogy of Alternation, which is a formation that seeks to articulate the learning in the environment familial and in the environment school of learning, ie, an integration school-family, theory-practice and education-work, in the educational process in the context of field. To help achieve this purpose the Pedagogy of Alternation works with appropriate pedagogical tools, among which we highlight the Study Plan (SP), by its centrality in the articulation between the different spaces and times of formation. We situate this work in the perspective of to expand the understanding about the SP, from the formation process of the School Agricultural Family Paulo Freire (SAFP), as an instrument of valuing of labor and use of their educational potential in forming of rural youth. To achieve this objective we use a literature review about the topics: Field Education, working as educational principle and Pedagogy of Alternation. Anchored on theoretical-methodological assumptions of qualitative research, we used as data collection procedures the semistructured interviews and questionnaires, which were analyzed from the perspective of Content Analysis Method. From the comprehensions of the subjects of research, constamos in the development of SP, some of your limitations in quest while articulator the various means of formation of SAFP, such as: The not involvement of the students in choosing the theme of the SP; the absence of visits from monitors in properties and communities of students for the operationalization of the SP; difficulty of the monitors in to deepen the subject of the SP; difficulty of students and families in applying the SP, and the lack of understanding about this tool, by the monitors, families and students involved in the process formation of the SAFP. These limitations lead us to identify a gap between what is proposed by the theory about the SP and what actually happens in practice. Moreover, these limitations may result in depletion in the work potential as educational principle. However, we identified also some possibilities for this plan, by it to consist in an articulator of different means, by enabling the interaction between parents and children during its application and the dialogue it establishes with the fieldwork.
Palavras-chave: Plano de estudo
Pedagogia de alternância
Educação do campo
Study plan
Pedagogy of alternation
Education in the field
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Educação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativas
Citação: MELO, érica Ferreira. Limits and possibilities of plan study in the articulation work-education in School Family Farm Paulo Freire. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativas) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/3450
Data do documento: 27-Mar-2013
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