Locus  

No país da linguagem: o processo de formação de identidades em Alice Munro e Margaret Laurence

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dc.creator Rocha, Patrícia Lacerda Faria
dc.date.accessioned 2015-03-26T13:44:23Z
dc.date.available 2012-03-27
dc.date.available 2015-03-26T13:44:23Z
dc.date.issued 2011-02-22
dc.identifier.citation ROCHA, Patrícia Lacerda Faria. In the country of language: the process of identity formation in Alice Munro and Margaret Laurence. 2011. 110 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguisticos e Estudos Literários) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2011. por
dc.identifier.uri http://locus.ufv.br/handle/123456789/4836
dc.description.abstract O presente estudo se dispõe a realizar uma reflexão acerca da formação do sujeito mulher por meio da linguagem em um recorte da ficção de duas autoras canadenses contemporâneas, a saber, Lives of Girls and Women (1971) e The Diviners (1973) de Alice Munro e Margaret Laurence, respectivamente. Tendo sido publicados no início da década de setenta, ambos os romances compreendem uma série de questionamentos em torno da busca pela construção de uma identidade própria, atendendo a uma nova demanda crítica que se alia aos estudos de gênero. Portanto, constitui-se como fator preponderante à pesquisa a maneira pela qual as protagonistas das obras, Del Jordan, de Lives of Girls and Women (2001) e Morag Gunn de The Diviners (1993) realizam esse processo. Como estratégia, ambas se apropriam do gênero Bildungsroman visando o questionamento dos discursos com os quais dialogam. Partindo da infância, quando se dá a imersão tanto de Del Jordan, quanto de Morag Gunn em ambientes que privilegiam a atividade da leitura, percebese que, não coincidentemente, ambas assumirão a profissão de escritoras na chegada da maturidade. Inserem, portanto, nessa perspectiva, discussões estabelecidas em torno dos estudos da linguagem, do gênero, dos romances de formação femininos aos quais as abordagens de Chris Weedon (1989), Teresa de Lauretis (1994), Cristina Ferreira Pinto (1990), Sylvia Molloy (2004), Coral Ann Howells (1998), entre outros, se mostrarão preponderantes a fim de se repensar o processo pelo qual as protagonistas atravessam até a descoberta de suas subjetividades. pt_BR
dc.description.abstract This study aims to reflect upon the constitution the formation of the woman subject through the fictional language of two contemporary Canadian novels, Lives of Girls and Women (1971) and The diviners (1973) by Alice Munro and Margaret Laurence, respectively. Having been published in the early seventies, both novels include a series of questions about the search for an identity of its own, according to a new demand which is allied to critical gender studies. Therefore, it constitutes a major factor to this research, the manner in which the narrative protagonists, Del Jordan of Lives of Girls and Women (2001) and Morag Gunn of The Diviners (1993) perform this process. As a strategy, both appropriate the Bildungsroman genre questioning the discourses with which it dialogues. Starting from childhood, when there is both the immersion of Del Jordan, as of Morag Gunn in environments that favor the activity of reading, one realizes that, not coincidentally, both will take the profession of writers in the age coming. From that perspective, discussions about language studies, gender, and female development novels are established to which the approaches of Chris Weedon (1989), Teresa de Lauretis (1994), Cristina Ferreira Pinto (1990), Sylvia Molloy (2004), Coral Ann Howells (1998), among others will prove as essential ones to rethink the process by which the protagonists go through until the discovery of their subjectivities. eng
dc.description.sponsorship
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Universidade Federal de Viçosa por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Alice Munro por
dc.subject Margaret Laurence por
dc.subject Desenvolvimento por
dc.subject Identidade por
dc.subject Subjetividade por
dc.subject Alice Munro eng
dc.subject Margaret Laurence eng
dc.subject Development eng
dc.subject Identity eng
dc.subject Subjectivity eng
dc.title No país da linguagem: o processo de formação de identidades em Alice Munro e Margaret Laurence por
dc.title.alternative In the country of language: the process of identity formation in Alice Munro and Margaret Laurence eng
dc.type Dissertação por
dc.contributor.advisor-co1 Campos, Maria Cristina Pimentel
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/5652171755057549 por
dc.contributor.advisor-co2 Roani, Gerson Luiz
dc.contributor.advisor-co2Lattes http://lattes.cnpq.br/4615421443869964 por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Estudos Linguisticos e Estudos Literários por
dc.publisher.program Mestrado em Letras por
dc.publisher.initials UFV por
dc.subject.cnpq CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES por
dc.creator.lattes http://lattes.cnpq.br/3963253214635129 por
dc.contributor.advisor1 Gonçalves, Gracia Regina
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5227210194234819 por
dc.contributor.referee1 Almeida, Sandra Regina Goulart
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1871947440058031 por


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  • Letras [151]
    Teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Letras

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