Locus  

O olhar desencantado em ensaio sobre a cegueira de José Saramago

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dc.creator Silva, Adriana Gonçalves da
dc.date.accessioned 2015-03-26T13:44:24Z
dc.date.available 2014-08-29
dc.date.available 2015-03-26T13:44:24Z
dc.date.issued 2011-04-01
dc.identifier.citation SILVA, Adriana Gonçalves da. The look disenchanted in Blindness by José Saramago. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguisticos e Estudos Literários) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2011. por
dc.identifier.uri http://locus.ufv.br/handle/123456789/4841
dc.description.abstract Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, vem suscitando desde sua publicação em 1995, inúmeros interesses de pesquisa. Tomando a obra como uma narrativa socialmente simbólica, uma das facetas inegáveis está justamente relacionada ao tempo muito singular no qual se insere: o de fim de milênio. Às vésperas do século XXI, a sociedade ainda não aprendeu a lidar com problemas e circunstâncias muito particulares provindos da modernidade. O cientificismo herdado de séculos anteriores, bem como a utópica esperança de que a razão dotaria o mundo de novo sentido, configura uma das vias do processo de desencantamento do mundo em curso há alguns séculos. Mediante a percepção de que o mundo encena uma etapa intensificada deste processo, possivelmente sem volta, percebemos na obra analisada uma profunda crítica saramaguiana ante o agrilhoamento social ao modelo capitalista: fora desse parâmetro não há civilização possível para os personagens e o temor de um barbarismo emerge. Em Ensaio sobre a cegueira, os indivíduos, quando assolados pelo mal-branco, não atestam os caracteres de humanidade e dignidade correntes nos padrões sociais éticos e morais, mas se entregam às situações mais abjectas. Os objetivos da pesquisa se configuram, portanto, em analisar, a partir da vertente sociológica weberiana, de que forma a denúncia deste mundo desencantado é feita na obra, verificando quais as possibilidades de um reencantamento mediante a experiência da cegueira e cogitando respostas ao fato de a mulher do médico permanecer como a única visionária restante. pt_BR
dc.description.abstract Blindness, written by Jose Saramago, has causing many research interests since its publication in 1995. Considering the novel as a socially symbolic narrative, an undeniable characteristic of the book is related to the very unique time in which the story occurs: the end of the millennium. On the eve of the twenty-first century, the society represented by the Portuguese writer has not learned to deal with the remaining problems from the Modern Age. The scientificism inherited from earlier centuries as well as the utopian hope that reason would provide the world with a new meaning, is one of the ways in which the process of disenchantment of the world develops itself in the last centuries. Since we notice that the world is in a heightened stage of this process, possibly without return, we see the novel as a deep Saramago criticism to the social model of capitalism: out of this parameter there is not a possible idea of civilization to the characters and the fear of barbarism practices emerges. Individuals present in Blindness when beset by the white evil do not show humanity and dignity as we see in the current moral social standards. This work aims to analyze, based on the weberian sociology, how the termination of a disenchanted world is constructed in the novel, questioning the possibilities for a re-enchantment through the experience of blindness and inquiring the motivations to the fact that the doctor s wife is the only visionary remaining in a world of blind people. eng
dc.description.sponsorship
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Universidade Federal de Viçosa por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Literatura e sociedade por
dc.subject Cegueira por
dc.subject Desencantamento do mundo por
dc.subject Literature and society eng
dc.subject Blindness eng
dc.subject Disenchantment of the world eng
dc.title O olhar desencantado em ensaio sobre a cegueira de José Saramago por
dc.title.alternative The look disenchanted in Blindness by José Saramago eng
dc.type Dissertação por
dc.contributor.advisor-co1 Campos, Maria Cristina Pimentel
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/5652171755057549 por
dc.contributor.advisor-co2 Gonçalves, Gracia Regina
dc.contributor.advisor-co2Lattes http://lattes.cnpq.br/5227210194234819 por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Estudos Linguisticos e Estudos Literários por
dc.publisher.program Mestrado em Letras por
dc.publisher.initials UFV por
dc.subject.cnpq CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS por
dc.creator.lattes http://lattes.cnpq.br/1694256300446301 por
dc.contributor.advisor1 Roani, Gerson Luiz
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4615421443869964 por
dc.contributor.referee1 Faria, ângela Beatriz de Carvalho
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0451881349456167 por
dc.contributor.referee2 Silva, Nilson Adauto Guimarães da
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1429164357915092 por


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  • Letras [151]
    Teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Letras

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