Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/5263
Tipo: Dissertação
Título: Modelos físico-matemáticos para determinação do conteúdo do ozônio total no hemisfério sul
Autor(es): Silva, Isa Maria Oliveira da
Primeiro Orientador: Vianello, Rubens Leite
Primeiro avaliador: Sediyama, Gilberto Chohaku
Segundo avaliador: Costa, José Maria Nogueira da
Terceiro avaliador: Vieira, Hélio Alves
Quarto avaliador: Coelho, Dirceu Teixeira
Abstract: Esta pesquisa foi desenvolvida com dados obtidos diretamente do Centro Mundial de Dados de Ozônio, localizado em Ontário-Canadã, pertencente à Organização Meteorológica Mundial, com a finalidade de ajustar modelos físico-matemáticos para determinação do conteúdo de ozônio total em quaisquer local e época do ano, no Hemisfério Sul. Dois modelos foram ajustados, ou seja, o modelo de Heuklon, usando técnica de regressão não-linear e o modelo modificado, mediante técnicas de regressão linear e série de Pourier. Como a distribuição de ozônio atmosférico varia com o tempo, com a latitude e com a longitude, os modelos ora estudados, incorporam tais fatores. A partir desses modelos, estimou-se o conteúdo de ozônio para o Hemisfério Sul, seguindo-se da elaboração de quadros e de campos mensais, para o 15º dia de cada mês. Calcularam-se, também, valores médios mensais para toda a América do Sul. Esses valores foram comparados com as médias observadas para alguns pontos da América do Sul e foram traçados campos de conteúdo de ozônio atmosférico referentes aos meses de mínima e máxima quantidades de ozônio total. Perfis sazonais de ozônio total foram traçados e comparados aos perfis observados para Cachoeira Paulista, Buenos Pires, Huancayo (Amêrica do 8ul), Pretoria (África), Brísbane e Perth (Austrália). A verificação da precisão dos modelos foi feita calculando-se, para o maior número possível de estações, o erro padrão de estimativa. Finalmente, os modelos ajustados foram analisados e seus resultados comparados com aqueles obtidos por outros pesquisadores, a partir de dados de satélites meteorológicos.
Palavras-chave: Agrometeorologia
Modelagem
Física
Ozônio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::AGROMETEOROLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Agrometeorologia; Climatologia; Micrometeorologia
Citação: SILVA, Isa Maria Oliveira da. Modelos físico-matemáticos para determinação do conteúdo do ozônio total no hemisfério sul. 1983. 133 f. Dissertação (Mestrado em Agrometeorologia; Climatologia; Micrometeorologia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 1983.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/5263
Data do documento: 1-Jan-1983
Aparece nas coleções:Meteorologia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf7,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.