Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/5268
Tipo: Dissertação
Título: Alguns aspectos dinâmico-climatológicos em Minas Gerais
Autor(es): Maia, Luiz Francisco Pires Guimarães
Primeiro Orientador: Vianello, Rubens Leite
Primeiro avaliador: Coelho, Dirceu Teixeira
Segundo avaliador: Costa, José Maria Nogueira da
Terceiro avaliador: Sediyama, Gilberto Chohaku
Quarto avaliador: Cano, Marco Antonio Oliva
Abstract: As influêucias dos sistemas de larga-escala, notadamente os Anticiclares Subtropicais do atlântico e do Pacífico Sul, e dos sintemas Transientes (frentes frias e linhas de instabilidade) sobre Minas Gerais foram analisadas levando-se em consideração os efeitos topográficos locais. Verificou-se a atuação da "Alta da Bolívia" sobre o regime de precipitação no Nordeste do Brasil. O Estado de Minas Gerais, como ficou evidenciado, pode ser afetado por fenômenos desenvolvidos a longas distâncias, como é o caso do "El Niño , que ocorrendo em janeiro de 1976. pareceu reduzir a precipitação de Viçosa, MG. Foram analisados dados de ar superior, oriundos de radiossondagens do Galeão e de Brasílía, na tentativa de se determinar as características que pudessem servir como indicadores da ocorrência de instabilidade sobre a atmosfera de Minas Gerais. Empregando dados de análises tropicais do "National Meteorological Center dos Estados Unidos da América do Norte, procedeu-se às correlações estatísticas entre as séries temporais de Viçosa (série de referência) e as séries de 165 pontos de grade, contidos entre 2OºW e 90ºW e 5ºS e 48.1ºS, para vários parâmetros. Essas análises mostraram as influências dos Sistemas atmosféricos sobre Minas Gerais, confirmando toda a descrição climo-sinótica feita anteriormente, mostrando a confiabilidade necessária para retratar as condições de tempo futuras sobre Viçosa, ou qualquer outra localidade.
Palavras-chave: Meteorologia
Minas Gerais
Climatologia dinâmica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Agrometeorologia; Climatologia; Micrometeorologia
Citação: MAIA, Luiz Francisco Pires Guimarães. Alguns aspectos dinâmico-climatológicos em Minas Gerais. 1986. 186 f. Dissertação (Mestrado em Agrometeorologia; Climatologia; Micrometeorologia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 1986.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/5268
Data do documento: 9-Dez-1986
Aparece nas coleções:Meteorologia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo - parte 1.pdf4,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
texto completo - parte 2.pdf7,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.