Locus  

Geometria espacial no Ensino Fundamental: uma reflexão sobre as propostas metodológicas

Mostrar registro simples

dc.creator Chaves, Juliana de Oliveira
dc.date.accessioned 2015-03-26T14:00:03Z
dc.date.available 2013-07-23
dc.date.available 2015-03-26T14:00:03Z
dc.date.issued 2013-02-20
dc.identifier.citation CHAVES, Juliana de Oliveira. Space Geometry in Elementary Education: a reflection on methodological proposals. 2013. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2013. por
dc.identifier.uri http://locus.ufv.br/handle/123456789/5879
dc.description.abstract Esta dissertação tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre o ensino de Geometria Espacial nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, apresentamos algumas motivações históricas do desenvolvimento da Geometria e sugerimos o uso da História da Matemática como metodologia de ensino em sala de aula. Fazemos um breve relato sobre a Reforma do Ensino de Matemática, abordando sua influência no ensino da Geometria, e apresentamos o que as propostas curriculares vigentes sugerem em termos do ensino de Geometria Espacial neste nível de escolaridade. Trazemos outras propostas metodológicas para o ensino deste tema, como o uso de materiais concretos, recursos tecnológicos e a utilização de objetos espaciais na resolução de problemas. Relatamos também uma pesquisa feita com alguns professores para identificar quais as estratégias que eles têm usado para ensinar Geometria Espacial no Ensino Fundamental e quais as principais dificuldades encontradas por eles na aplicação das metodologias. pt_BR
dc.description.abstract This dissertation aims to make a reflection on the teaching of Geometry Space in the final years of elementary school. For this, we present some historical motivations of the development of Geometry and suggest the use of History of Mathematics as a teaching methodology in the classroom. We make a brief report on the Reform of the Teaching of Mathematics, addressing his influence on the teaching of Geometry, and present the suggestions included in the current curriculum proposals in terms of the teaching of Geometry Space at this level of education. We approach other methodological proposals for the teaching of this subject, such as the use of concrete materials, technological resources and the use of tridimensional objects in problem solving. We also report a survey applied to some teachers in order to identify which strategies they have used to teach Space Geometry in Elementary Education and what are the main difficulties encountered by them in applying these methodologies. eng
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Universidade Federal de Viçosa por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Geometria espacial por
dc.subject Ensino Fundamental por
dc.subject Metodologias por
dc.subject Space geometry eng
dc.subject Elementary Education eng
dc.subject Methodologies eng
dc.title Geometria espacial no Ensino Fundamental: uma reflexão sobre as propostas metodológicas por
dc.title.alternative Space Geometry in Elementary Education: a reflection on methodological proposals eng
dc.type Dissertação por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Ensino de Matemática por
dc.publisher.program Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional por
dc.publisher.initials UFV por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA por
dc.contributor.advisor1 Guerreiro, Marinês
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3901031681708337 por
dc.contributor.referee1 Ferraz, Raul Antonio
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0368187000548549 por
dc.contributor.referee2 Santos, Lana Mara Rodrigues dos
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4115878011091305 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar no Repositório


Navegar

Minha conta