Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/6252
Tipo: Tese
Título: Brincadeira, riso e insulto ritual na fala-em-interação em sala de aula
Play, laughter and ritual insult in classroom interactive talk
Autor(es): Souza, Elayne Silva de
Abstract: Esta pesquisa fundamenta-se nas teorias da Análise da Conversa Etnometodológica, especificando sua origem, seus autores e seus principais pressupostos teóricos, e na Sociolinguística Interacional, expondo os conceitos de enquadre, mais especificamente o enquadre de brincadeira, footing e alinhamento, pistas de contextualização e face, numa revisão de trabalhos relacionados ao riso, a fim de entendermos melhor a sua contribuição na construção do enquadre de brincadeira na interação em sala de aula e nas Regras do Insulto Ritual (LABOV, 1972). O principal objetivo deste trabalho é descrever a construção do enquadre de brincadeira na fala-em-interação em sala de aula a partir do riso e do insulto ritual. Os dados foram gerados em uma escola pública localizada na Zona da Mata mineira, especificamente numa turma de 8o ano do Ensino Fundamental, em aulas de Língua Portuguesa e foram obtidos a partir de quatro etapas: 1) geração de dados por meio de gravações em áudio; 2) aplicação de questionário sociométrico; 3) segmentação dos dados relevantes para os interesses de pesquisa; 4) transcrição e análise dos dados. As gravações somaram um total de duas horas e vinte e dois minutos de interação e foram transcritas e analisadas a partir da perspectiva da Análise da Conversa Etnometodológica. A partir dos dados analisados, estabelecemos a categorização dos insultos rituais encontrados nas interações: 1. A professora insulta o aluno; 1.1. O aluno auxilia a professora no insulto; 2. O aluno insulta a professora; 3. Insulto entre os alunos. Os dados demonstraram que os alunos participantes constroem o enquadre de brincadeira naquele ambiente institucional da sala de aula sob a orientação da professora participante e das pistas de contextualização que emergem a partir dos risos e dos insultos rituais surgidos em determinados momentos da interação.
This research is based on ethnomethodological conversation analysis by specifying its origin, authors and main theorical assumptions; and on Interactional Sociolinguistics by exposing the concepts of framing, more precisely the play frame, footing and alignment, track and face contextualization, under a review of works related to laughter, for the purpose of a better understanding of its contribution to the play frame in classroom, and on the Rules for Ritual Insults (LABOV, 1972). The main objective of this work is to describe the construction of the play frame in classroom interactive talk originated from laughter and ritual insults. The data were gathered from a public school located on the Zona da Mata region – Minas Gerais, in an eighth-year classroom from the Elementary School, during Portuguese classes, and comprise four stages: (1) the generating of the data from audio recording; (2) the application of a sociometric questionnaire; (3) the segmentation of relevant data for the research purposes; (4) the transcription and analysis of the data. The recordings added up two hours and twenty-two minutes of interaction and were written down and analyzed under the Etnometodological Conversation Analysis perspective. From the gathered data, we have established the categories of ritual insults found throughout the interaction, as follows: 1. The teacher insults the student; 1.1. The student helps the teacher during insult; 2. The student insults the teacher; 3. Students insult their peers. The data show that the students involved in this research build the play frame in that environment, of the classroom under the teacher‟s supervision; and from the contextualization clues which arise from the laughter and ritual insults at certain moments of interaction.
Palavras-chave: Análise do discurso
Sociolinguística
Etnometodologia
Análise de interação em educação
Professores e alunos
Interação social
CNPq: Lingüística Aplicada
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Letras
Citação: SOUZA, Elayne Silva de. Brincadeira, riso e insulto ritual na fala-em-interação em sala de aula. 2015. 145f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6252
Data do documento: 30-Mar-2015
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.