Locus  

Matemática - Mestrado Profissional

Matemática - Mestrado Profissional

 

Submissões recentes

  • Fonseca, Thiago Silveira da (Universidade Federal de Viçosa, 2018-02-28)
    Pesquisa desenvolvida a partir das noções sobre grafos, grafos eulerianos, árvores, emparelhamentos em grafos, grafos planares e coloração. Foram abordados alguns dos principais teoremas e lemas, bem como imagens e exemplos ...
  • Oliveira, Lucas José; http://lattes.cnpq.br/5428595311625839 (Universidade Federal de Viçosa, 2018-02-23)
    O conteúdo de análise combinatória e probabilidades ́e apresentado nesta dissertação sob o aspecto relativo à sua aplicação no processo dos concursos públicos de nível médio. Para tanto, desenvolveu-se um estudo do conteúdo ...
  • Silva, Henrique José de Ornelas (Universidade Federal de Viçosa, 2018-02-28)
    Este trabalho aborda as construções geométricas via régua e compasso, a justificativa algébrica da impossibilidade da resolução dos três problemas clássicos gregos: a duplicação do cubo, a trissecção de um ângulo arbitrário ...
  • Pereira, Júlio César; http://lattes.cnpq.br/2740850700191417 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-08-07)
    Este trabalho apresenta uma revisão teórica de alguns conceitos da teoria dos números como o princípio da indução finita, o algoritmo da divisão Euclidiana, o teorema fundamental da aritmética, relações de equivalência, ...
  • Carvalho, Gracielle Simões de; http://lattes.cnpq.br/8141246561026185 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-08-07)
    O presente trabalho expõe um estudo sobre as Geometrias Não Euclidianas, especialmente da Geometria Esférica, objetivando apresentar uma proposta de sua inserção no ensino básico. Em um primeiro momento, apresentamos uma ...
  • Carvalho Júnior, Júlio César de; http://lattes.cnpq.br/6857279719881572 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-07-14)
    O objetivo deste trabalho ́e mostrar aos alunos e professores do Ensino Médio como as funções não algébricas são calculadas por computadores ou calculadoras. Empregaremos as aproximações polinomiais de Taylor para avaliar ...
  • Santos, Daniel Francisco dos; http://lattes.cnpq.br/5103335842079336 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-07-14)
    Apresentamos neste trabalho uma abordagem alternativa para temas desenvolvidos na Matemática do ensino médio com o uso de planilhas eletrotônicas. Tomando como base os Conteúdos Básicos Comuns, definidos pela secretaria ...
  • Costa, Paulo Cesar (Universidade Federal de Viçosa, 2017-02-23)
    Neste trabalho estudamos duas construções do sistema dos números reais: a construção dos números reais como classe de equivalência de sequências de números racionais, desenvolvida por Cantor, que faremos todos os detalhes ...
  • Nogueira Júnior, Dárcio Costa; http://lattes.cnpq.br/2503043992235780 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-02-22)
    A Teoria dos Grafos está associada a situações que podem ser descritas por meio de diagramas representados por um conjunto de pontos (vértices) e linhas que ligam alguns pares destes pontos (arestas). Seu inı́cio remonta ...
  • Nascimento, Elimar Moreira do; http://lattes.cnpq.br/6295464646719814 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-05-12)
    Neste trabalho abordamos algumas interações entre a Álgebra e a Geometria, a partir da ampliação do conhecimento histórico do desenvolvimento da Geometria Analítica e suas aplicações, bem como do estudo do tema simetria. ...
  • Oliveira, Gleisiani de Fátima; http://lattes.cnpq.br/3583548166755840 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-06-09)
    Este trabalho consiste em apresentar uma proposta para o ensino de análise combinatória, utilizando um método de classificação de problemas. Este método deve auxiliar os alunos do ensino médio a identificar e diferenciar ...
  • Pinto, Bruno Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/2212018895093851 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-05-19)
    Este trabalho aborda um estudo mais profundo sobre conceitos de semelhança de figuras planas. Foram desenvolvidas atividades diversificadas que remetem a esse tema, com o propósito de torná-lo mais atrativo. São apresentadas ...
  • Beiral, Lívia Narciso; http://lattes.cnpq.br/4970443047102982 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-03-30)
    O conceito de Proporcionalidade é fundamental não só no contexto escolar, mas também no cotidiano das pessoas. Ele é importante para lidar com várias situações do mundo, para estudar e compreender outras áreas do conhecimento, ...
  • Silva, Ana Paula Rezende Calado da (Universidade Federal de Viçosa, 2017-03-30)
    O assunto principal deste projeto é o cálculo de áreas sob gráficos de funções e de áreas de regiões delimitadas por uma curva plana simples. A proposta é apresentar estes cálculos sem o uso de técnicas do cálculo, ou seja, ...
  • Costa, Camila de Souza; http://lattes.cnpq.br/2732541779368473 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-02-22)
    Projeto desenvolvido de forma linear nas áreas e propostas do trabalho: definições de grupos, grupos de permutações, subgrupos, classes laterais e homomorfismo de grupos. Dentro da proposta foram abordados as propriedades ...
  • Cruz, Leandro Lazarino da (Universidade Federal de Viçosa, 2017-02-22)
    Este trabalho refere-se aos conceitos que envolvem a porcentagem e sua importância no cotidiano das pessoas. Foram abordadas situações do dia-a-dia, bem como sua relevância como ferramenta na Matemática Financeira. ...
  • Brito, Hugo de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/3249463332832851 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-02-07)
    Esse trabalho aborda os conceitos de função. Citamos fatos históricos sobre o desenvolvimento do conteúdo de funções e a importância da resolução de problemas no raciocínio e aprendizado matemático. Utilizamos exemplos de ...
  • Araújo, Paulo Francisco de; http://lattes.cnpq.br/1236289916020498 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-03-14)
    Este trabalho aborda conceitos da Teoria dos Números que é essencial para o desenvolvimento da Criptografia RSA e da Criptografia ElGamal que, juntamente com a Teoria de Matrizes, se torna essencial para o desenvolvimento ...
  • Souto, Eduardo Filipe de Miranda; http://lattes.cnpq.br/0640834292176233 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-03-14)
    Este trabalho aborda conceitos de Sequências Numéricas, Progressões Aritméticas e Geométricas. É apresentado um questionário de verificação de conhecimento prévio, essencial para o estudo, e uma proposta de Ensino de ...
  • Queiroz, Fábio Júnior (Universidade Federal de Viçosa, 2016-07-14)
    Neste trabalho, abordamos as diferentes formas de como as Equações do 1o e do 2o grau são apresentadas em livros didáticos de autores e editoras diferentes. Elaboramos críticas pertinentes aos mesmos e sugestões que ...

Ver mais