Locus  

Matemática - Mestrado Profissional

Matemática - Mestrado Profissional

 

Submissões recentes

  • Marcelino, Alcione Ludgério (Universidade Federal de Viçosa, 2018-06-29)
    O Ensino da Matemática, de acordo com a realidade brasileira, requer uma atenção especial aos conteúdos básicos. Segundo Boulos (2001), “[...]a compreensão de determinadas disciplinas fica prejudicada pela falta de ...
  • Assis, Eliane Maria do Nascimento (Universidade Federal de Viçosa, 2017-12-15)
    O conceito de limite é o grande pilar na fundamentação do Cálculo, uma vez que para definir derivada, continuidade, integral, convergência e divergência, utilizamos esse conceito.A sistematização lógica do Cálculo ...
  • Azevedo, Luiz Augusto de Souza (Universidade Federal de Viçosa, 2018-02-23)
    São analisados contextos reais - combustı́veis, consumo de água e energia elétrica, sistema eleitoral brasileiro e finanças pessoais -, bem como o reconhecimento e o desenvolvimento de modelos matemáticos associados a ...
  • Sousa, Carlos Roberto Amâncio (Universidade Federal de Viçosa, 2018-02-22)
    O Teorema de Bayes descreve a probabilidade de um evento em termos de informações a priori, comumente estudada como Probabilidade Condicional. Porém, essa relação permite que a probabilidade seja interpretada como uma ...
  • Soares, Joardson Junio Fernandes; http://lattes.cnpq.br/5755971414474641 (Universidade Federal de Viçosa, 2018-04-06)
    Este trabalho ter ́a um enfoque nas Curvas Planas no Ensino Médio com uma perspectiva literária de aprofundamento teórico e de sugestão pedagógica. Introduziremos as noções de curvas planas com definições, teoremas e ...
  • Junior, Felix Horacio Munoz Muniz; http://lattes.cnpq.br/6511759539043912 (Universidade Federal de Viçosa, 2018-03-09)
    As secões cônicas elipse, hipérbole e parábola são curvas obtidas a partir da interseção de uma superfície cônica de revolução de duas folhas e um plano secante. Tais curvas foram descobertas na Grécia Antiga por Menaecmus, ...
  • Fonseca, José Magno dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1560201711280543 (Universidade Federal de Viçosa, 2018-02-27)
    Dada a necessidade, cada vez maior, de contextualização dos assuntos ensinados, buscamos com esse trabalho apresentar um campo com várias aplicações dos conteúdos Matemáticos, os jogos eletrônicos para computadores, ...
  • Fonseca, Thiago Silveira da (Universidade Federal de Viçosa, 2018-02-28)
    Pesquisa desenvolvida a partir das noções sobre grafos, grafos eulerianos, árvores, emparelhamentos em grafos, grafos planares e coloração. Foram abordados alguns dos principais teoremas e lemas, bem como imagens e exemplos ...
  • Oliveira, Lucas José; http://lattes.cnpq.br/5428595311625839 (Universidade Federal de Viçosa, 2018-02-23)
    O conteúdo de análise combinatória e probabilidades ́e apresentado nesta dissertação sob o aspecto relativo à sua aplicação no processo dos concursos públicos de nível médio. Para tanto, desenvolveu-se um estudo do conteúdo ...
  • Silva, Henrique José de Ornelas (Universidade Federal de Viçosa, 2018-02-28)
    Este trabalho aborda as construções geométricas via régua e compasso, a justificativa algébrica da impossibilidade da resolução dos três problemas clássicos gregos: a duplicação do cubo, a trissecção de um ângulo arbitrário ...
  • Pereira, Júlio César; http://lattes.cnpq.br/2740850700191417 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-08-07)
    Este trabalho apresenta uma revisão teórica de alguns conceitos da teoria dos números como o princípio da indução finita, o algoritmo da divisão Euclidiana, o teorema fundamental da aritmética, relações de equivalência, ...
  • Carvalho, Gracielle Simões de; http://lattes.cnpq.br/8141246561026185 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-08-07)
    O presente trabalho expõe um estudo sobre as Geometrias Não Euclidianas, especialmente da Geometria Esférica, objetivando apresentar uma proposta de sua inserção no ensino básico. Em um primeiro momento, apresentamos uma ...
  • Carvalho Júnior, Júlio César de; http://lattes.cnpq.br/6857279719881572 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-07-14)
    O objetivo deste trabalho ́e mostrar aos alunos e professores do Ensino Médio como as funções não algébricas são calculadas por computadores ou calculadoras. Empregaremos as aproximações polinomiais de Taylor para avaliar ...
  • Santos, Daniel Francisco dos; http://lattes.cnpq.br/5103335842079336 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-07-14)
    Apresentamos neste trabalho uma abordagem alternativa para temas desenvolvidos na Matemática do ensino médio com o uso de planilhas eletrotônicas. Tomando como base os Conteúdos Básicos Comuns, definidos pela secretaria ...
  • Costa, Paulo Cesar (Universidade Federal de Viçosa, 2017-02-23)
    Neste trabalho estudamos duas construções do sistema dos números reais: a construção dos números reais como classe de equivalência de sequências de números racionais, desenvolvida por Cantor, que faremos todos os detalhes ...
  • Nogueira Júnior, Dárcio Costa; http://lattes.cnpq.br/2503043992235780 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-02-22)
    A Teoria dos Grafos está associada a situações que podem ser descritas por meio de diagramas representados por um conjunto de pontos (vértices) e linhas que ligam alguns pares destes pontos (arestas). Seu inı́cio remonta ...
  • Nascimento, Elimar Moreira do; http://lattes.cnpq.br/6295464646719814 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-05-12)
    Neste trabalho abordamos algumas interações entre a Álgebra e a Geometria, a partir da ampliação do conhecimento histórico do desenvolvimento da Geometria Analítica e suas aplicações, bem como do estudo do tema simetria. ...
  • Oliveira, Gleisiani de Fátima; http://lattes.cnpq.br/3583548166755840 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-06-09)
    Este trabalho consiste em apresentar uma proposta para o ensino de análise combinatória, utilizando um método de classificação de problemas. Este método deve auxiliar os alunos do ensino médio a identificar e diferenciar ...
  • Pinto, Bruno Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/2212018895093851 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-05-19)
    Este trabalho aborda um estudo mais profundo sobre conceitos de semelhança de figuras planas. Foram desenvolvidas atividades diversificadas que remetem a esse tema, com o propósito de torná-lo mais atrativo. São apresentadas ...
  • Beiral, Lívia Narciso; http://lattes.cnpq.br/4970443047102982 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-03-30)
    O conceito de Proporcionalidade é fundamental não só no contexto escolar, mas também no cotidiano das pessoas. Ele é importante para lidar com várias situações do mundo, para estudar e compreender outras áreas do conhecimento, ...

Ver mais