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Tipo: Dissertação
Título: Estudo de caso sobre as relações de uma empresa florestal brasileira com a comunidade: diagnóstico e proposta de aperfeiçoamento do processo
Case study on the relationship of a Brazilian forestry company with the community: diagnosis and improvement proposal process
Autor(es): Conrado, Vinícius Nascimento
Abstract: O segmento florestal do Brasil vem experimentando inúmeros avanços tecnológicos, que têm lhe permitido alcançar recordes de produtividade e atender o mercado nacional e uma expressiva parcela do internacional. Sendo assim, na administração dos seus ativos, projetos e planos a executar, necessita considerar os princípios de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) para bem se relacionar com as comunidades do entorno de seus empreendimentos, assim como com funcionários, acionistas, fornecedores, clientes, representantes de órgãos públicos e de entidades não governamentais, entre outros. Ou seja, todos aqueles capazes de interferirem na imagem e na capacidade produtiva da empresa. Diante desta situação, este estudo teve por objetivo geral diagnosticar e interpretar as ações realizadas no campo socioambiental de uma destacada empresa florestal brasileira, qual seja, a Celulose Nipo- Brasileira S/A (CENIBRA), por meio do seu Instituto, e de forma complementar propor aperfeiçoamentos do processo. Como estudo de caso, concentrou-se na análise de relatórios de instituições públicas e privadas e em material acadêmico, na forma de teses e artigos científicos. Também teve foco nos relatórios anuais de sustentabilidade da CENIBRA; nas informações divulgadas e fornecidas pelo site do Instituto CENIBRA; em dados sobre o Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS), fornecido pela Fundação João Pinheiro (FJP); e em dados sobre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), idealizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O estudo abrangeu a área de atuação da CENIBRA, região na qual o instituto que leva o seu nome desenvolve as ações de RSE. Esta área compreende 54 municípios mineiros, distribuídos nas mesorregiões do Vale do Rio Doce, Metropolitana de Belo Horizonte e Zona da Mata, além de Carmésia. Os resultados obtidos demonstram que o Instituto CENIBRA desenvolve ações da maior importância para as comunidades atendidas, haja vista que os indicadores sociais da região são normalmente baixos. Em sintonia com esta situação, detectou-se concentração de ações no trinômio emprego e renda, cultura e meio ambiente. Além das ações promovidas diretamente pela empresa ou pelo instituto no campo socioambiental, ela executou, em 2013, o investimento de R$ 595 mil em infraestrutura, como melhoria de estradas e construções de pontes, que podem ser utilizadas pela população em geral, bem como direcionou 13,08% da receita líquida em projetos sociais e 0,54% em projetos relacionados com meio ambiente. Nestes termos, destacaram-se duas conclusões: a empresa não faz autopromoção por meio de suas ações ou de seu Instituto, pois o foco é o público alvo, ou seja, os seus stakeholders (atores sociais); e o aprimoramento da relação da empresa com as comunidades surge como efeito secundário, uma vez que as pessoas atendidas passam naturalmente a reconhecê-la como sua legítima parceira. Bem assim, como proposta de aperfeiçoamento do processo, a necessidade de expandir as ações para as outras áreas, haja vista a concentração de esforços na mesorregião do Vale do Rio do Doce. Por fim, como recomendação geral, na medida em que se reconhece que a CENIBRA e o Instituto CENIBRA se constituem num modelo a seguir, que outras empresas do segmento florestal brasileiro incorporem esta filosofia de trabalho em sua rotina e no relacionamento com as comunidades inseridas em seu raio de influência.
The forest segment of Brazil is experiencing numerous technological advances, which have allowed to achieve productivity records and to meet the domestic market and a large portion of the international one. Therefore, in the administration of their assets, projects, and plans to run, it needs to consider the principles of Corporate Social responsibility (RSE) to relate to the surrounding communities of their ventures, as well as with employees, shareholders, suppliers, customers, representatives of government agencies and non-governmental entities, among others. Namely, all those able to interfere in the image and in the productive capacity of the company. In the face of this situation, this paper had as general objective to diagnose and interpret the actions taken in the socio- environmental field of a prominent Brazilian forestry company, which is Celulose Nipo-Brasileira S/A (CENIBRA), through its office, and in a complementary manner to propose improvements in the process. As a case study, this paper has focused on the analysis of reports from public and private institutions and academic stuff, in the form of theses and scientific articles. It also had a focus on sustainability annual reports by CENIBRA; on the information disclosed and provided by the CENIBRA Institute website; on the Minas Gerais Social Responsibility Index (IMRS), provided by João Pinheiro Foundation (FJP); and data on the Municipal Human Development Index (IDHM), designed by the United Nations Development Program (UNDP). The study covered the area of activity of CENIBRA, region in which the Institute that bears its name develops RSE actions. This area comprises 54 municipalities in the State of Minas Gerais, distributed in the meso-regions of the Vale do Rio Doce, metropolitan region of Belo Horizonte and Zona da Mata, besides Carmésia. The results obtained show that the CENIBRA Institute develops actions of greatest importance to the communities served, given that the social indicators in the region are usually low. In tune with this situation, actions concentration were detected in the trinomial employment and income, culture and environment. In addition to the actions promoted directly by the company or by the Institute in the socioenvironmental field, it ran in 2013 the investment of R$595 million in infrastructure, such as improving roads and construction of bridges, constructs that can be used by the general population, as well as targeted 13.08% of net revenues in social projects and 0.54% in environment-related projects. In these terms, two findings stood out: the company does not make self-promotion through its actions or its Institute, because the focus is the target audience, its stakeholders; and the enhancement of the company's relationship with communities emerged as secondary effect, since people tended to pass naturally to recognize it as its lawfully wedded partner. Therefore, as a proposal for improvement of the process, the need to expand the actions for the other areas, given the concentration of efforts on the meso-regions of the Vale does Rio Doce. Finally, as a general recommendation, as it is recognized that CENIBRA and CENIBRA Institute constitute a role model that other companies in the Brazilian forestry segment incorporate this philosophy of work into your routine and relationship with the inserted communities its radius of influence.
Palavras-chave: Responsabilidade social da empresa
Empresas florestais - Aspectos socias
Empresas florestais - Aspectos ambientais
CNPq: Conservação da Natureza
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Ciência Florestal
Citação: CONRADO, Vinícius Nascimento. Estudo de caso sobre as relações de uma empresa florestal brasileira com a comunidade: diagnóstico e proposta de aperfeiçoamento do processo. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Florestal) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6952
Data do documento: 29-Jun-2015
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