Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/8000
Tipo: Dissertação
Título: Modelo agroclimático para a estimativa da produtividade do milho (Zea mays L.) na Região Lagunera – México
Autor(es): Garcia Herrera, Gabriel
Abstract: Foram estudados modelos agroclimáticos de estimativa de produtividade do milho para a Região Lagunera do México, tais como: a) 0 modelo proposto por Camargo, que considera a redução da produtividade da cultura pelos fatores térmico e hídricos (deficiências e excedentes); e b) 0 modelo que considera a tendência tecnologica e a influência dos parâmetros agroclimáticos. Pelo modelo agroclimático de Camargo, identificou-se a necessidade de incluir o componente irrigação que representou, em grande parte, a tendência tecnológica para a estimativa da produtividade do milho na Região Lagunera. Por meio dos modelos agroclimáticos gerados para o período de 1967 a 1980, com base nos parâmetros agroclimáticos de Frére e Popov, assim como os de Camargo, ambos incluindo a tendência tecnológica, explicaram-se 83 e 87% da variação total da produtividade do milho. respectivamente. Para o período de 1980 a 1988, as modelos agroclimáticos de Camargo e de Frére e Popov permitiram explicar 82 e 99% da variação total da produtividade do milho, respectivamente. Considerou-se necessária a verificação da consistência dos nodelos agroclimáticos avaliados, com informações de Produtividade e dados climáticos para um Período maior de anos.
Palavras-chave: Climatologia agrícola
Milho - Produtividade
Meteorologia agrícola
CNPq: Meteorologia
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Meteorologia Agrícola
Citação: GARCIA HERRERA, Gabriel. Modelo agroclimático para a estimativa da produtividade do milho (Zea mays L.) na Região Lagunera – México . 1991. 55 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1991.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/8000
Data do documento: 3-Jul-1991
Aparece nas coleções:Meteorologia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo4,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.