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https://locus.ufv.br//handle/123456789/12980
Tipo: | Artigo |
Título: | Percursos escolares atípicos: O possível contra o provável |
Autor(es): | Lacerda, Wânia Maria Guimarães |
Abstract: | Este trabalho aborda a constituição de percursos escolares longos por estudantes oriundos de grupos sociais menos favorecidos, enquanto casos de exceção. Na primeira parte, procede-se a uma revisão de algumas análises sociológicas referentes ao estudo de trajetórias escolares e estratégias parentais favoráveis a uma escolarização longa dos filhos, as quais apresentam entre os elementos explicativos da constituição desses percursos escolares atípicos: a mobilização escolar familiar e a mobilização individual; as disposições constituí-das, as redes de relações sociais e a presença familiar na escolarização dos filhos, diferentemente de uma mobilização, mas que colaboram na constituição das disposições favoráveis à composição de percursos escolares estatisticamente improváveis. Na segunda parte são apresenta- dos os resultados de uma pesquisa desenvolvida com egressos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) 2 , os quais se originaram de famílias fracas detentoras de capital cultural e escolar e que construíram suas carreiras escolares de excelência. |
Palavras-chave: | Trajetórias escolares pouco prováveis Camadas populares Práticas educativas familiares |
Editor: | Revista de Ciências Humanas |
Tipo de Acesso: | Open Access |
URI: | http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo1vol6-2.pdf http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/12980 |
Data do documento: | Dez-2006 |
Aparece nas coleções: | Artigos |
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