Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/13044
Tipo: Artigo
Título: Reforma do PIS e da COFINS avaliação dos impactos no desempenho das empresas de capital aberto no setor de siderurgia e metalurgia
Autor(es): Costa, Danielle Martins Duarte
Abrantes, Luiz Antonio
Ferreira, Marco Aurélio Marques
Silveira, Suely de Fátima Ramos
Abstract: O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto das Leis 10.637/2002 e 10.833/2003 sobre a formação do custo de produção, sobre a alavancagem operacional e financeira e sobre o recolhimento das contribuições PIS e Cofins das empresas brasileiras de capital aberto do setor de siderurgia e metalurgia. Para isto foram analisadas 16 empresas com ações negociadas na Bovespa cujos dados foram obtidos na Economática e compreenderam os trimestres de 1997 a 2007. Foi utilizada a análise de dados em painel com as variáveis dependentes, Custo de Produção, Alavancagem Operacional e Financeira e recolhimento do PIS e Cofins a fim de verificar o grau de dependência dessas variáveis sobre o desempenho das empresas. De modo geral, os resultados mostraram que as mudanças na legislação do PIS e da Cofins afetaram o desempenho operacional e financeiro das empresas analisadas, com aumento significativo do Custo de Produção e consequente diminuição do Lucro Operacional. Quanto ao impacto das mu- danças sobre a estrutura financeira, pode- se dizer que as mesmas não afetaram de forma significativa este setor. A comparação entre os valores previstos e reais do recolhimento de Pis e Cofins foram diferenciados com percentuais acima de 12% e o crescimento real do recolhimento total do Pis e da Cofins, desde 1997, foi de 26% após a mudança das legislações. Assim, pode-se dizer que o desempenho do resultado final do setor é extremamente sensível às políticas tributárias.
Palavras-chave: Desempenho econômico e financeiro
Siderurgia e metalurgia
PIS e cofins
Editor: Revista de Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo6vol8-1.pdf
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13044
Data do documento: Jan-2008
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo6vol8-1.pdftexto completo172,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.