Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/13325
Tipo: Artigo
Título: Bioquímica nas escolas: uma estratégia educacional para o estudo de Ciência no Ensino Médio
Autor(es): Henriques, Lethícia Ribeiro
Konig, Isaac Filipe Moreira
Dias, Bárbara Karina de Menezes
Bagno, Flávia Fonseca
Santos, Raquel Cristina Vieira dos
Leite, João Paulo Viana
Abstract: A formação continuada de professores do Ensino Médio, no que tange as ciências da natureza, tem o desafio de incorporar, no conteúdo programático, as pesquisas e tecnologias inovadoras resultantes das novas descobertas no campo da Bioquímica e da Biologia Molecular. O presente trabalho relata a experiência de um projeto de extensão que objetivou a capacitação de professores de Biologia e de Química para o uso de novos métodos de ensino-aprendizagem visando despertar maior interesse dos estudantes pela Ciência. Resultado de parceria entre professores e estudantes universitários com educadores de escolas públicas, o presente projeto possibilitou a capacitação de 34 professores oriundos de 17 diferentes escolas para a utilização de um método de ensino-aprendizagem baseado no emprego de modelos didáticos lúdicos e de problematização da realidade quanto ao consumo de tecnologias e produtos biotecnológicos.
Continued education of high school teachers regarding natural sciences has been challenging in terms of incorporating researches and innovative technologies from discoveries in the field of biochemistry and molecular biology in the curriculum. This paper describes the experience of an extension project aimed at training biology and chemistry teachers for the use of new teaching and learning methods to arouse a greater interest of students for science. Resulting from a partnership between professors and undergraduate students with public school teachers, this project enabled the training of 34 teachers from 17 different schools. The teaching-learning method establishes on the use of didactic models as well as the problem-based knowledge of reality regarding the consumption of technology and biotechnology products.
La continua formación de los profesores de educación secundaria con respecto a las ciencias naturales, tiene el desafío de ir incorporando en el contenido programático los resultados de las investigaciones y las tecnologías innovadoras descubiertos en el campo de la bioquímica y la biología molecular. El presente trabajo relata la experiencia de un proyecto de extensión cuyo objetivo es la capacitación de profesores de biología y de química para el uso de nuevos métodos de enseñanza y aprendizaje, buscando despertar un mayor interés de los estudiantes por la ciencia. Como resultado de la asociación entre profesores y estudiantes con docentes de colegios públicos, el presente proyecto posibilitó la capacitación de 34 profesores de 17 diferentes colegios en el uso del método de enseñanza-aprendizaje basado en el empleo de modelos ludo-didácticos y de problematización de la realidad en cuanto al consumo de tecnologías y productos biotecnológicos.
Palavras-chave: Didática
Ensino
Ensino médio
Ciência
Bioquímica
Editor: ELO Diálogo em Extensão
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.21284/elo.v5i3.174
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13325
Data do documento: 17-Out-2016
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
174-744-1-PB.pdftexto completo253,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.