Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/13433
Tipo: Artigo
Título: Formação continuada para professores de inglês: Aprendizagem, reflexão e transformação
Autor(es): Zolnier, Maria da Conceição Aparecida Pereira
Miccoli, Laura Stella
Abstract: O objetivo deste trabalho é apresentar experiências de aprendizagem, reflexão e transformações vivenciadas por uma participante no Projeto de Educação Continuada para Professores de Língua Inglesa (PECPLI). A coleta de dados, que teve a duração de um semestre, foi realizada por meio de gravações em vídeo, entrevistas e anotações de campo, em contexto de observação participante. Os resultados evidenciam que experiências recorrentes de interação acolhedora, aprendizagem significativa, reflexão sobre a prática e disposição para mudanças levam a transformações na identidade profissional (maior prazer e segurança para lecionar), nas crenças sobre o ensino de gramática e nas práticas de sala de aula, que se tornam mais abertas à habilidade de produção oral. Como contribuição para a área de Linguística Aplicada, o estudo traz implicações para os projetos de educação continuada de professores de línguas, ampliando a compreensão desse contexto no qual os professores se inserem para aprenderem e melhorarem o ensino em suas escolas.
The objective of this paper is to present learning, reflection and change experiences revealed by a participant of the Projeto de Educação Continuada para Professores de Língua Inglesa (PECPLI). Data collection was conducted through video recordings, interviews and field notes, in the context of participant observation during a semester. The results show that recurrent experiences of welcoming interaction, meaningful learning, reflection on teaching practices and willingness to change lead to transformations in the teacher’s identity (who feels more pleasure and confidence to teach), in the beliefs about teaching grammar and in the classroom practices which start to be open to the speaking ability. As a contribution to the field of Applied Linguistics, the study has implications for projects of continuing education for language teachers, expanding the understanding of this context where teachers go to learn to improve teaching in their schools.
Palavras-chave: Educação continuada
Ensino de língua inglesa
Transformação
Editor: Gláuks - Revista de Letras e Artes
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.brazilianstudies.com/ojs/index.php/glauks/article/view/475
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13433
Data do documento: 31-Jul-2013
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
document.pdftexto completo151,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.