Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/13785
Tipo: Artigo
Título: Efeitos e resultados da prática de economia solidária na qualidade de vida dos associados da usina de triagem e reciclagem de Viçosa, MG
Autor(es): Nascimento, Patrícia Ferraz do
Barros, Vanessa Aparecida Moreira de
Almeida, Alessandra Vieira de
Teixeira, Karla Maria Damiano
Abstract: Na sociedade contemporânea, as relações de trabalho acontecem segundo ocapitalismo. Diante disso, nasce a economia solidária como um modo de produção edistribuição alternativo. Assim, tornam-se necessárias e importantes pesquisas queestudem as famílias atendidas pela Economia Solidária. Em geral, objetivou-se avaliar aviabilidade e resultados da prática da Economia Solidária como instrumento de geraçãode recursos e da melhoria da qualidade de vida das famílias dos membros da Associaçãodos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa, MG. A amostra foi composta por 12associados. A coleta de dados deu-se por meio de documentos e entrevistassemiestruturadas. Como resultado, verificou-se que a Economia Solidária por si só nãofoi capaz de melhorar a qualidade de vida, sendo a renda obtida mínima, porém sem elaas famílias estariam em situação econômica ainda pior.
Palavras-chave: Economia Solidária
Catadores de Lixo
Qualidade de vida
Editor: Revista Brasileira de Economia Doméstica
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.seer.ufv.br/seer/oikos/index.php/httpwwwseerufvbrseeroikos/article/view/32
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13785
Data do documento: 7-Jun-2011
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
32-410-1-PB.pdftexto completo209,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.