Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/13896
Tipo: Artigo
Título: Escala de comportamento de compra: desenvolvimento e validação de um instrumento de medida
Autor(es): Luiz, Gilberto Venâncio
Silva, Neuza Maria da
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivos o desenvolvimento de uma escala de mensuração de atitude em relação a um comportamento consumista e a construção de um índice de avaliação da predisposição dos indivíduos em apresentar comportamento de compra desregrado. Para isso foi criada uma escala de mensuração contendo 25 questões relacionadas a um comportamento de compra desregrado e aplicada a uma amostra de 272 indivíduos. Após o levantamento dos dados, foi aplicada a técnica de análise fatorial, com o intuito de verificar a validade fatorial das questões e combinar as variáveis com padrões de correlação semelhantes. Com base nas cargas fatoriais dos fatores encontrados, foi criado um indicador com variação de 0 (zero) a 1 (um) para avaliação da predisposição dos indivíduos a um comportamento de compra desregrado. O índice geral criado obteve o valor médio de 0,23, indicando baixa predisposição dos participantes em apresentar comportamento classificado como consumista.
The objective of this study was to develop an attitude measurement scale in relation to a consumerist behavior and the construction of an evaluation index of predisposition of individuals to present unlimited buying behavior. Therefore, a measurement scale containing 25 questions related to an unlimited buying behavior was created and applied to a sample of 272 individuals. After the data survey, the factor analysis technique was applied to verify the factorial validity of the questions and to match the variables with similar correlation patterns. Based on the factor loadings of the factors found, it was created an indicator ranging from 0 (zero) to one (1) to evaluate the predisposition of individuals to an unlimited buying behavior. The general index created obtained the average value of 0.23, indicating low willingness of participants to present behavior classified as consumerist.
Palavras-chave: Atitude
Índice de Predisposição
Comportamento de Compra
Editor: Revista Brasileira de Economia Doméstica
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.seer.ufv.br/seer/oikos/index.php/httpwwwseerufvbrseeroikos/article/view/286
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13896
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
286-1570-1-PB.pdftexto completo561,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.