Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/13900
Tipo: Artigo
Título: Conciliando a carreira docente e família: um estudo comparativo entre professoras de instituição de ensino superior pública e privada
Autor(es): Oliveira, Michele Morais
Menezes, Raquel Santos Soares
Alcântara, Valderi De Castro
Silva, Francielih Dorneles
Silva, Nayara Nogueira
Abstract: A crescente escolarização das mulheres possibilitou o ingresso destas em profissões que exigem maior qualificação como as de docentes no ensino superior. É importante compreender os aspectos que afetam o cotidiano destas profissionais em busca constante por crescimento em suas carreiras e as maneiras utilizadas para conciliar família e trabalho. Neste sentido, este estudo buscou analisar, comparativamente, como mulheres docentes em uma universidade pública e em uma universidade privada conciliam trabalho e família cotidianamente. Optou-se pela abordagem quanti-qualitativa como perspectiva metodológica e como técnica de coleta de dados utilizou-se o questionário, com perguntas abertas e fechadas. Pode-se afirmar que, mesmo com algumas diferenças, de forma geral, os resultados indicaram que o cotidiano das professoras e a gestão do trabalho e da família apresentam similaridades.
The increasing studies of women caused entry into these occupations requiring higher qualification, as professor in higher education. It is important to understand the issues that affect the daily lives of these professionals constantly seeking growth in their careers and the ways used to combine family and work. Thus, this study sought to examine, comparatively, as a group of women faculty in a public university and another group at a private university reconcile work and family, daily. We opted for the quantitative and qualitative approach as a methodological perspective and as a technique for data collection used the questionnaire with open and closed questions. It can be stated that even with some differences, in general, the results indicated that the daily lives of teachers and the management of work and family have similarities.
Palavras-chave: Trabalho feminino
Carreira docente
Família
Editor: Revista Brasileira de Economia Doméstica
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.seer.ufv.br/seer/oikos/index.php/httpwwwseerufvbrseeroikos/article/view/198
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13900
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
198-1122-1-PB.pdftexto completo292,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.