Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/14720
Tipo: Artigo
Título: Capim-braquiária diferido e adubado com nitrogênio: produção e características da forragem
Autor(es): Santos, Manoel Eduardo Rozalino
Fonseca, Dilermando Miranda da
Balbino, Eric Márcio
Monnerat, João Paulo Ismério dos Santos
Silva, Simone Pedro da
Abstract: Este trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar a massa de forragem e de seus componentes morfológicos, a altura e o índice de tombamento do pasto, a densidade volumétrica e o valor nutritivo da forragem em pastos de Brachiaria decumbens cv. Basilisk diferidos e adubados com nitrogênio (N). Avaliaram-se três períodos de diferimento (73, 95 e 116 dias) e quatro doses de nitrogênio (0, 40, 80 e 120 kg/ha) em um delineamento experimental de blocos casualizados, com três repetições, segundo o esquema de parcelas subdivididas. As massas de forragem total, forragem verde e de colmo verde, bem como a altura do pasto e a densidade volumétrica da forragem aumentaram com o período de diferimento e a dose de nitrogênio. Pastos diferidos por maior período apresentaram maior massa de forragem morta e índice de tombamento. O percentual de fibra em detergente neutro elevou e o teor proteína bruta (PB) diminuiu com o aumento do período de diferimento. O teor de PB aumentou com a elevação da dose de nitrogênio. O período de diferimento e a adubação nitrogenada afetam a produção e as características da forragem diferida de forma semelhante, entretanto o período de diferimento da pastagem possui efeito de maior magnitude. A realização da adubação nitrogenada permite diminuir o período de diferimento do pasto, sem reduzir a produção de forragem.
This research was carried out aiming to assess the forage mass and its morphological components, pasture height and falling index, bulk density and the forage nutritional value on nitrogen (N) fertilized and deferred Brachiaria decumbens cv. Basilisk pastures. The treatments had 73, 95 and 116-day deferring periods, and 0, 40, 80 and 120 kg/ha N doses. A randomized block design with three replicates and subdivided plots was used. Total forage, green forage and green stem mass, as well as pasture height and forage bulk density increased along with the deferring periods and N doses. The pasture deferred for the longest period showed the highest dead forage mass and falling index. The neutral detergent fiber was high and crude protein (CP) percentage diminished as the deferred period increased. The CP percentage increased as the N dose increased. The deferring period and the nitrogen fertilization equally affected both deferred forage production and characteristics; however the deferred period has a higher magnitude. Performing nitrogen fertilization allows a reduction in the deferring period of pasture without reducing the forage production.
Palavras-chave: Brachiaria decumbens
Densidade volumétrica de forragem
Massa de forragem
Período de diferimento
Valor nutritivo
Índice de tombamento
Editor: Revista Brasileira de Zootecnia
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982009000400009
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/14720
Data do documento: 21-Ago-2008
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
09.pdftexto completo39,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.