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Tipo: Artigo
Título: Avaliação do subleito de rodovias vicinais de baixo volume de tráfego por meio de ensaios geotécnicos
Autor(es): Carvalho, Carlos Alexandre Braz de
Silva, Taciano Oliveira da
Lima, Dario Cardoso de
Calijuri, Maria Lúcia
Machado, Carlos Cardoso
Oliveira, Tales Moreira de
Abstract: Este artigo aborda a viabilidade técnica do uso de solos locais, preferencialmente os de comportamento geotécnico laterítico, em camadas de reforço do subleito de rodovias vicinais de baixo volume de tráfego, através de ensaios geotécnicos e da classificação MCT (Miniatura, Compactado, Tropical). Para este propósito, consideraram-se amostras deformadas de solos coletadas no subleito das estradas VCS 493 e VCS 296, pertencente à malha rodoviária vicinal do município de Viçosa-MG, Brasil. O programa de estudo de laboratório envolveu a realização dos seguintes ensaios: (i) granulometria conjunta; (ii) limites de Atterberg (LL e LP); (iii) massa específica dos grãos do solo; (iv) compactação e CBR realizados na energia do Proctor normal; (v) compactação Mini-MCV; e (vi) perda de massa do corpo-de-prova por imersão em água. Os resultados desta pesquisa possibilitaram verificar que os solos de comportamento laterítico foram enquadrados no grupo LG' na classificação MCT e que, mesmo apresentando valores de Limite de liquidez e Índice de plasticidade elevados, quando compactados na energia do Proctor normal e, conseqüentemente, imersos em água, não apresentaram expansão com valor significativo no ensaio de CBR. Por outro lado, as areias saprolíticas apresentam perda de massa por imersão (Pi) difícil de ser previsto na Metodologia MCT, pois podem apresentar valores muito elevados e baixos, conforme a compacidade atingida durante o processo de compactação dos corpos-de-prova, como pode ser notado no resultado da amostra 8.
This paper approaches the technical feasibility of using local soils, preferably those of lateritic geotechnical behavior, in subgrade reinforcement layers of low traffic volume vicinal roads through geotechnical testing and MCT methodology (Miniature, Compacted, Tropical). Therefore, disturbed soil samples were collected from the road subgrade VCS 493 and VCS 296 from to the vicinal road net of the city of Viçosa, Minas Gerais state, Brazil. The laboratory study program included the following trials: (i) grain-size distribution; (ii) Atterberg limits (LL and PL); (iii) specific mass of soil grain; (iv) compaction and CBR carried out in normal Proctor energy; (v) mini-MCV compaction; and (vi) specimen weight loss by water immersion. By using the results from this, it was possible to check if soils presenting lateritic behavior were classified in the LG' group of the MCT methodology, and that they even presenting high values of liquid limit and plasticity index, when compacted in normal Proctor energy and therefore water immersed, they did not present expansion with a significant value in CBR trial. On the other hand, the saprolitic sands presented mass loss by water immersion (Pi) difficult to be predicted through the MCT methodology because they can present very high and low values according to compacteness reached during compaction process, as it can be noted in the result from sample 8.
Palavras-chave: Estradas não pavimentadas
Solos
Reforço de subleito
Editor: Revista Árvore
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622011000500008
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/15662
Data do documento: 20-Abr-2011
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