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dc.contributor.authorCarvalho, Carlos Alexandre Braz de
dc.contributor.authorAlmeida, Mario Sérgio de Souza
dc.contributor.authorLima, Dario Cardoso de
dc.contributor.authorMachado, Carlos Cardoso
dc.contributor.authorBarbosa, Paulo Sérgio de Almeida
dc.contributor.authorSilva, Claudio Henrique de Carvalho
dc.date.accessioned2017-12-19T16:34:23Z
dc.date.available2017-12-19T16:34:23Z
dc.date.issued2010-08-25
dc.identifier.issn18069088
dc.identifier.urihttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622010000600014
dc.identifier.urihttp://www.locus.ufv.br/handle/123456789/15684pt-BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta um procedimento para estudo do comportamento mecânico de três solos oriundos da empresa CENIBRA S. A., localizada na cidade de Belo Oriente, Minas Gerais, Brasil, para fins de emprego em revestimento primário, reforço de subleito e sub-base de estradas florestais, classificados como argila amarela, argila vermelha e areia. Empregou-se, nesta investigação, a técnica de estabilização mecânica de solos com correção granulométrica. O programa de ensaios de laboratório englobou o uso de várias composições percentuais de solos, com base na mistura entre dois deles, de modo a obter um produto final eficiente para aplicações nas estradas florestais da CENIBRA S. A. Trabalhou-se com os percentuais de 60, 70 e 80% de areia e de 20, 30 e 40% das argilas nas composições das misturas, compactando estas na energia do ensaio Proctor Modificado. A melhor resposta mecânica foi obtida pela mistura de 80% de areia e 20% de argila amarela, com capacidade de carga representada pelo ISC de 63%.pt-BR
dc.description.abstractThis paper presents a procedure for studying the mechanical behavior of three soils from the cellulose company CENIBRA S. A. located in the city of Belo Oriente, the state of Minas Gerais, Brazil, to be used as a surface course, sub-grade reinforcing layer and sub-base on forest roads. The mechanical stabilization technique named textural proportioning was used throughout the study. The laboratory testing program encompassed the use of different amounts of soils in order to determine the most efficient combination of two of them to be used in the CENIBRA S. A. forest road system. Soil mixtures were produced using sand contents of 60, 70 and 80% and clayey soils contents of 20, 30 and 40%. Soils and mixtures specimens were compacted at the modified Proctor compaction effort. The best mechanical response was associated to the 80% sand and 20% yellow clay mixture, which presented bearing capacity via ISC of 63%.en
dc.formatpdfpt-BR
dc.language.isoporpt-BR
dc.publisherRevista Árvorept-BR
dc.relation.ispartofseriesv. 34, n. 6, p. 1085-1090, Novembro-Dezembro 2010pt-BR
dc.rightsOpen Accesspt-BR
dc.subjectEstabilização de solospt-BR
dc.subjectEstradas florestaispt-BR
dc.subjectEstabilização mecânica via correção granulométricapt-BR
dc.titleCorreção granulométrica de solos para aplicações em estradas florestais: estudo de caso com solos da CENIBRApt-BR
dc.typeArtigopt-BR
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