Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/1586
Tipo: Tese
Título: Meios mecânicos e concentrações de NaOH na dispersão e estabilidade de suspensões de argila
Autor(es): Jucksch, Ivo
Primeiro Orientador: Costa, Liovando Marciano da
Primeiro avaliador: Ferreira, Mozart Martins
Segundo avaliador: Bueno, Benedito de Souza
Terceiro avaliador: Mello, Jaime Wilson Vargas de
Quarto avaliador: Fontes, Luiz Eduardo Ferreira
Abstract: O objetivo deste trabalho foi avaliar dois meios mecânicos de agitação associados a diferentes concentrações de NaOH na determinação da argila em amostras de horizontes A e B de um Podzólico e de três Latossolos. Foi utilizado, como método 1, o meio mecânico preconizado pela embrapa (1979) e, como método 2, o preconizado por GROHMANN e RAIJ (1977). Os dois métodos foram combinados com as concentrações de 0, 3, 6, 12, 25, 50 e 100 mmol/L de NaOH, nas provetas de sedimentação. Foi utilizado o tempo de 4 horas de sedimentação para todos os casos. Após a retirada da alíquota para a determinação de argila, foram retirados os 100ml de suspensão correspondente à parte superior da proveta de sedimentação, para determinação do pH, condutividade elétrica, carbono orgânico e concentração de íons na solução. O ensaio foi conduzido no delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições em fatorial com quatro solos, dois horizontes, dois métodos e sete concentrações de NaOH. Por meio dos resultados obtidos foi possível concluir que existem diferenças entre os métodos estudados, em função da maneira de agitação. Que existe comportamento diferenciado na determinação de argila para solos com características mineralógicas diferentes. Que a concentração de 10mmol/L de NaOH nas provetas de sedimentação foi eficiente para promover a estabilidade das suspensões nos solos estudados. Que, alem do Na, as formas aniônicas de alumínio em solução colaboram na dispersão dos colóides do solo. Que existe necessidade de maiores estudos para identificar um método padronizado para determinação de argila dos solos brasileiros.
Palavras-chave: Argila
Análise textural
Dispersão
Estabilidade de suspensão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::CIENCIA DO SOLO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Fertilidade do solo e nutrição de plantas; Gênese, Morfologia e Classificação, Mineralogia, Química,
Programa: Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas
Citação: JUCKSCH, Ivo. Meios mecânicos e concentrações de NaOH na dispersão e estabilidade de suspensões de argila. 1995. 61 f. Tese (Doutorado em Fertilidade do solo e nutrição de plantas; Gênese, Morfologia e Classificação, Mineralogia, Química,) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 1995.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/1586
Data do documento: 10-Jun-1995
Aparece nas coleções:Solos e Nutrição de Plantas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf3,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.