Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/17163
Tipo: Artigo
Título: A diferença em sala de aula: produção de incômodos e resistências
Autor(es): Herneck, Heloisa Raimunda
Carvalho, Carolina Alvarenga
Abstract: Este artigo faz uma releitura de uma pesquisa sobre a percepção dos professores em relação ao processo de inclusão escolar de estudantes em situação de deficiência, “Conhecendo a Inclusão Escolar sob o olhar do professor: o que a experiência tem a dizer”. Analisaremos as respostas dadas por dois professores, um professor do ensino regular e uma professora do ensino especializado, sobre a percepção dos mesmos em relação a inclusão na escola em que trabalham, suas experiências e sensações diante das diferenças que se manifestam no ambiente escolar. Esta releitura aponta pistas dos incômodos e resistências por parte de professores diante da diferença, mostrando que os movimentos de resistências são produzidos por alunos (como na pesquisa de Guimarães, 2015), mas também pelos professores. Para tanto, trabalhamos com o conceito de diferença e resistência em Foucault.
This paper is a survey rereading of the teachers’ perception considering the process of scholar student inclusion in deficiency situation: "Knowing the School Inclusion through the perception of the teacher: what experience has to say". The answers of two teachers are analyzed: a teacher of a regular school and of a specialized education. Their perceptions of how the inclusion is dealt with in their workspace are observed, through how their experiences and feelings in face of the differences manifest themselves in the school environment. This rereading indicates nuisance and resistance from teachers on the difference theme. As mentioned in Guimarães Research, 2015, the movements of resistance are produced by students, but they can be also observed in the teachers. Therefore, the concept of difference and resistance is here approached according to Foucault.
Palavras-chave: Percepção docente
Diferença
Resistência
Editor: Revista Espaço do Currículo
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.30280
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17163
Data do documento: 30-Nov-2016
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo657,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.