Locus  

Uma análise do desenvolvimento motor de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Show simple item record

dc.contributor.author Pereira, Deyliane Aparecida
dc.contributor.author Fernandes, Lidiane Aparecida
dc.contributor.author Miranda, Débora Marques De
dc.contributor.author Salvador, Mayndra Giusti
dc.contributor.author Ribeiro-Silva, Patrick Costa
dc.contributor.author Lage, Guilherme Menezes
dc.date.accessioned 2018-02-08T14:23:30Z
dc.date.available 2018-02-08T14:23:30Z
dc.date.issued 2016-08-29
dc.identifier.issn 1984686X
dc.identifier.uri http://dx.doi.org/10.5902/1984686X22002
dc.identifier.uri http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17514
dc.description.abstract O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é decorrente de alterações em áreas do cérebro que implicam em alterações no controle inibitório, na memória de trabalho, no tempo de reação, além de outras funções. As habilidades motoras globais e finas estão comprometidas nas crianças com TDAH e uma desordem ou desarranjo no desenvolvimento motor (DM) pode interferir em diversas fases do desenvolvimento global da criança. O objetivo do estudo foi analisar o DM de crianças com TDAH a partir da avaliação das habilidades motoras fundamentais. A amostra foi composta por oito crianças do sexo masculino com idade média de 10,25 anos. O teste de habilidades motoras foi realizado através do Test of Gross Motor Development (TGMD-2). Os resultados alcançados ficaram dentro do esperado e evidenciaram valores abaixo do esperado tanto para o subteste de atividades locomotoras como também para atividades manipulativas. As crianças com TDAH apresen- taram um déficit motor acentuado nas habilidades de controle de objetos. A partir da análise do padrão de movimentos é possível identificar os fatores que tornam o movimento limitado, possibilitando a tomada de decisão sobre que habilidades e/ ou critérios motores devem ser enfatizados nos programas; o tempo de prática para cada habilidade e as metas de desempenho da criança. Os resultados evidenciam a necessidade de programas de atividades físicas regulares e sistematizados e permitem concluir que crianças diagnosticadas com TDAH apresentam um atraso no desempenho motor quando comparadas com crianças que estão de acordo com o que é esperado para a faixa etária. pt-BR
dc.description.abstract The Attention Deficit Disorder with Hyperactivity (ADHD) is due to changes in brain areas involving a change in inhibitory control, working memory, reaction time, and other functions. Global and fine motor skills are impaired in children with ADHD and a disorder or breakdown in motor development (DM) can interfere in different phases of the overall development the child. The aim of the study was to analyze the DM of children with ADHD from the evaluation of fundamental motor skills. The sample consisted of eight male children with a mean age of 10.25 years, participants in a motor intervention project. The test motor skills was conducted through the Test of Gross Motor Development (TGMD-2). The results achieved were in line with expectations and showed values lower than expected for both the subtest of locomotor activity as well as for manipulative activities. Children with ADHD have a stronger motor deficits in object control skills. From the standard analysis of movement is possible to identify the factors that make limited movement, enabling decision making about what skills and / or motors criteria should be emphasized in the programs; the practice time for each skill, and the child’s performance goals. The results highlight the need for regular and systematic physical activity programs. And allow us to conclude that children diagnosed with ADHD have a delay in motor performance when compared to children who are in agreement with what is expected for the age group. en
dc.format pdf pt-BR
dc.language.iso por pt-BR
dc.publisher Revista Educação Especial pt-BR
dc.relation.ispartofseries v. 30, n. 57, p. 115-128, Janeiro-Abril 2017 pt-BR
dc.rights Open Access pt-BR
dc.subject Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade pt-BR
dc.subject Desenvolvimento motor pt-BR
dc.subject Coordenação motora grossa pt-BR
dc.title Uma análise do desenvolvimento motor de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) pt-BR
dc.type Artigo pt-BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Artigos [398]
    Artigos Técnico-científicos nas áreas de Nutrição e Saúde

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account