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dc.contributor.authorSilva, Taciano Oliveira da
dc.contributor.authorCarvalho, Carlos Alexandre Braz de
dc.contributor.authorLima, Dario Cardoso de
dc.contributor.authorCalijuri, Maria Lúcia
dc.date.accessioned2018-02-15T11:15:43Z
dc.date.available2018-02-15T11:15:43Z
dc.date.issued2010-09-29
dc.identifier.issn18078664
dc.identifier.urihttp://dx.doi.org/10.4025/actascitechnol.v33i2.10328
dc.identifier.urihttp://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17571
dc.description.abstractEste artigo apresenta a adaptação do método de classificação de estradas não-pavimentadas proposto por Eaton às condições encontradas em rodovias vicinais do município de Viçosa, Estado de Minas Gerais, considerando a sua potencialidade como ferramenta de suporte à gerência destas vias. Este estudo foi desenvolvido a partir de avaliações objetiva, realizada com o emprego de uma escala de notas, e subjetiva, em obediência à metodologia de Eaton, que foram conduzidas por uma equipe treinada previamente que executou inspeções de campo, atribuindo notas a 20 unidades amostrais, possuindo cada uma delas 50 m de comprimento e representativas de 10 trechos analisados de vias não-pavimentadas. A análise dos dados desta pesquisa possibilitou concluir que: (i) não houve correlação entre os resultados das avaliações subjetiva e objetiva, e a aplicação da metodologia de Eaton à gerência de manutenção de vias não-pavimentadas pode não refletir as suas prioridades reais; (ii) a avaliação subjetiva do trecho e a avaliação subjetiva do conjunto de suas unidades amostrais são correlatas, indicando ser coerente o emprego deste procedimento.pt-BR
dc.description.abstractThis paper addresses the adaptation of the method of classification of unpaved roads developed by Eaton to the field conditions of local roads from the city of Viçosa, Minas Gerais State, Brazil, considering its potential as a support tool for the management of these roads. This study was developed encompassing objective evaluation, carried out with the application of a note scale, and subjective evaluation, according to the methodology of Eaton, which were performed by a team that accomplished the field inspections, attributing notes to the 20 sample units, each one 50 meters long and representing 10 analyzed unpaved road segments. Conclusions are as follows: (i) it was not observed any correlation between data from the objective and the subjective field evaluations, leading to the conclusion that the use of the Eaton and others methodologies can be misleading to the management of the maintenance of unpaved not reflecting their real priorities; (ii) there is correlation between the subjective evaluation of the road sections and the subjective evaluation of all sample units, indicating to be consistent the application of this procedure.en
dc.formatpdfpt-BR
dc.language.isoporpt-BR
dc.publisherActa Scientiarum. Technologypt-BR
dc.relation.ispartofseriesv. 33, n. 2, p. 171-177, Abril- Junho 2011pt-BR
dc.rightsOpen Accesspt-BR
dc.subjectRodovias vicinaispt-BR
dc.subjectMétodos de classificaçãopt-BR
dc.subjectAvaliação objetiva e subjetivapt-BR
dc.titleCondições de serventia de estradas não-pavimentadas: estudo de caso aplicado às vias do município de Viçosa, Estado de Minas Gerais, Brasilpt-BR
dc.typeArtigopt-BR
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