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Tipo: Artigo
Título: A experiência do adoecer: uma discussão sobre saúde, doença e valores
Autor(es): Ferreira, Debora Carvalho
Souza, Irene Duarte
Assis, Cinthia Rafaela Santos
Ribeiro, Mario Sergio
Abstract: Partindo de uma discussão do conceito de saúde-doença, percebe-se que um dos enfoques atuais inclui a percepção do sujeito quanto à sua condição. Porém, a hegemonia de um método clínico que, muitas vezes, não considera esta individualidade levou alguns profissionais a discutir as necessidades de mudanças na abordagem médica. Por meio da discussão do caso relatado, percebemos que a relação médico-paciente influencia direta ou indiretamente a satisfação, o estado de saúde do paciente e a qualidade dos serviços de saúde. O cuidado efetivo requer um olhar atento às reais necessidades do paciente e respeito às suas opiniões sobre o adoecimento, suas percepções e sua cultura. A Medicina Centrada na Pessoa é um método clínico que propõe uma abordagem médica que possibilita o atendimento integral e humanístico e respeita a autonomia das pessoas.
Starting from a discussion of the concept of health and disease, it is clear that one of the current approaches includes the perception of the subject in relation to his/her condition. But the hegemony of the clinical method fails to consider such individuality, leading some professionals to discuss the changing needs of the medical approach. By discussing this case in question, it becomes clear that the doctor-patient relationship directly or indirectly influences the satisfaction and health of the patient, as well as the quality of the health services. Effective care requires a careful eye to the patient's real needs and respect for their opinions about the illness, their perceptions and culture. Person-Centered Medicine is a clinical method that proposes a medical approach that enables comprehensive, humanistic care and respect for the autonomy of individuals.
Palavras-chave: Prática profissional
Relações médico-paciente
Humanização da assistência
Educação médica
Editor: Revista Brasileira de Educação Médica
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022014000200016
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17761
Data do documento: 17-Abr-2014
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