Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/18558
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMinim, Valéria Paula Rodrigues
dc.contributor.authorMinim, Luis Antonio
dc.contributor.authorRegazz, Adair José
dc.contributor.authorSilva, Carlos Henrique Osorio
dc.contributor.authorCarneiro, João de Deus Souza
dc.date.accessioned2018-03-28T13:16:55Z
dc.date.available2018-03-28T13:16:55Z
dc.date.issued2009-05-16
dc.identifier.issn1678-457X
dc.identifier.urihttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612012005000112
dc.identifier.urihttp://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18558
dc.description.abstractThis study evaluated the influence of packaging and labeling attributes of sugarcane spirit on consumers' behavior by applying the results of conjoint analysis in sugarcane spirit market share simulation. Firstly, a conjoint analysis was performed aiming to estimate the part-worths of each consumer for some sugarcane spirit packaging and labeling attributes. These part-worths were used in the market share simulation using the maximum utility model. It was observed that some packaging and labeling attributes affected consumer's purchase intention and that most consumers showed a similar preference pattern regarding these attributes. These consumers showed preference for the Seleta brand, which was bottled in 700 mL clear glass bottles with a metal screw cap that bore a label illustration unrelated to sugarcane spirit production process and had the information "aged 36 months in oak barrels". This study also showed that conjoint analysis and the use of its results in the market share simulation proved important tools to better understand consumer behavior towards intention to purchase sugarcane spiriten
dc.description.abstractEste trabalho avaliou a influência de alguns fatores da embalagem e do rótulo de cachaça no comportamento dos consumidores, por meio da aplicação dos resultados da análise conjunta de fatores na simulação do mercado de cachaça. Inicialmente, realizou-se a análise conjunta de fatores, objetivando-se estimar os coeficientes da preferência dos consumidores em relação a alguns fatores da embalagem e do rótulo de cachaça. Esses coeficientes da preferência dos consumidores foram usados na simulação da participação de mercado, utilizando-se o modelo da máxima utilidade. Observou-se que os fatores da embalagem e do rótulo influenciaram na intenção de compra dos consumidores, sendo que os consumidores apresentaram preferência semelhante em relação a esses fatores. Esses consumidores preferiram as cachaças da marca Seleta, acondicionadas na garrafa de vidro transparente com capacidade igual a 700 mL e com tampa metálica rosqueável, que traziam no rótulo ilustração não relacionada ao processo produtivo de cachaça e a informação "envelhecida por 36 meses em tonéis de carvalho". Verificou-se, também, que a técnica análise conjunta de fatores e a aplicação dos seus resultados na simulação da participação de mercado foram ferramentas úteis no entendimento do comportamento dos consumidores de cachaça.pt-BR
dc.formatpdfpt-BR
dc.language.isoengpt-BR
dc.publisherFood Science and Technologypt-BR
dc.relation.ispartofseriesv. 32. n. 4, p. 645-652, out.-dez. 2012pt-BR
dc.rightsOpen Accesspt-BR
dc.subjectConjoint analysispt-BR
dc.subjectSugarcane spiritpt-BR
dc.subjectBehaviorpt-BR
dc.subjectConsumerpt-BR
dc.subjectPackagingpt-BR
dc.titleSugarcane spirit market share simulation: an application of conjoint analysisen
dc.typeArtigopt-BR
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.