Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/19829
Tipo: Artigo
Título: Mapeamento, por fotointerpretação, do uso e cobertura do solo urbano em rio branco (ac): subsídios ao planejamento urbano
Autor(es): Carmo, Lúcio Flávio Zancanela do
Schaefer, Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud
Abstract: A compreensão da (re) organização do espaço urbano constitui o principal componente para um ordenamento deste espaço de forma ambientalmente equilibrada e socialmente justa. A quantificação, qualificação e espacialização das formas de uso e cobertura do solo urbano apresentam-se como instrumentos fundamentais para as ações de políticas públicas. O principal objetivo deste estudo foi elaborar um diagnóstico do uso dos solos em três bairros (áreas piloto) da cidade de Rio Branco, visando ao planejamento de ações públicas que incrementem ou restrinjam formas de uso e cobertura do solo urbano. O uso de aerofotos de pequeno formato mostrou-se uma ferramenta eficaz para o mapeamento de uso e cobertura de solo urbano, tanto pelo alto nível de detalhe quanto pelo custo das fotos. Com base na diversidade de paisagens urbanas, usos variados do solo urbano e os objetivos do presente estudo, foram selecionados três bairros da capital acreana: (1) bairro Placas (norte da cidade); (2) bairro Jardim Primavera (noroeste da cidade); e (3) bairro Cidade Nova (centro da cidade). Os bairros escolhidos apresentam variações de uso e cobertura do solo, além de funções urbanas diferenciadas. Os resultados mostraram diferenças significativas de uso e cobertura do solo de acordo com a posição de cada bairro dentro do núcleo urbano e com as funções urbanas desempenhadas por cada bairro no âmbito dinâmico e fragmentado do espaço urbano da cidade de Rio Branco/AC.
Palavras-chave: Planejamento urbano
Fotointerpretação
Uso do solo
Editor: Revista de C. Humanas
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.cch.ufv.br/revista/sumario.php?id=16
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/19829
Data do documento: Jan-2009
Aparece nas coleções:Solos - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo690,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.