Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/20325
Tipo: Artigo
Título: Programas de qualidade e indicadores de desempenho da indústria de abate e processamento de suínos na região centro-sul do Brasil
Autor(es): Gomes, Marília Fernandes Maciel
Barbosa, Telma R. da Costa G.
Silva Júnior, Aziz Galvão da
Silva Junior, Alberto Gomes da
Abstract: Os programas de qualidade têm sido vistos como ferramenta essencial para solução de problemas das indústrias no Brasil; são tidos como estratégias de competitividade industrial. A crescente demanda de carnes saudáveis, em cujo processo produtivo não haja degradação ambiental, tem criado uma barreira ao comércio do produto: a exigência de qualidade. Neste trabalho, procurou-se verificar o comportamento de indicadores de desempenho das empresas de abate e processamento de suínos na região centro-sul do Brasil e sua relação com a utilização de programas de qualidade. A metodologia utilizada baseou-se na teoria da Organização Industrial e nas teorias de Competitividade e Qualidade Total, bem como em suas implicações diretas e indiretas no desempenho econômico-financeiro das organizações. Os dados utilizados foram obtidos por meio de um questionário aplicado à indústria de abate e processamento de carne suína. Os resultados desta pesquisa indicam que a referida indústria tem grande preocupação com a qualidade dos seus produtos e adota programas de qualidade em seu processo produtivo. Os programas mostraram desempenho favorável, visto que os os indicadores exibiram aumento ou melhoria, à medida que os programas de qualidade avançavam em desenvolvimento. Ao avaliar o comportamento desses indicadores de desempenho entre as empresas que adotavam algum programa formal de qualidade e as que não o faziam, comprovou-se que as primeiras tendem a apresentar melhores índices de desempenho do que as últimas. Constatou-se que os programas de qualidade implementados na indústria de abate e processamento de suínos, na região centro-sul do Brasil, estavam condizentes com as teorias de qualidade e apresentaram desempenho satisfatório. Tais programas, devido ao seu valor, possivelmente devam figurar entre as principais ferramentas estratégicas utilizadas pelas empresas de abate e processamento de suínos no Brasil para se manterem competitivas no mercado.
Palavras-chave: Gestão da qualidade total
Programas de qualidade
indicadores de desempenho
Testes não-paramétricos
Indústria de abate
Processamento de suínos
Editor: Revista de Economia e Agronegócio
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://revistarea.ufv.br/index.php/rea/article/view/15
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20325
Data do documento: 23-Jul-2003
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo86,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.