Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/21170
Tipo: Artigo
Título: A geografia escolar e as questões ambientais
Autor(es): Fialho, Edson Soares
Abstract: Ao longo do século XX, a Geografia Escolar oscilou entre a total despolitização da visão naturalista até a visão marxista. Estas perspectivas, durante muito tempo foram auto-excludentes, porém a demanda ambiental requisita uma nova forma de compreensão da realidade, a fim de melhor atuar no processo de organização do espaço geográfico. Neste sentido, o presente trabalho, procura refletir sobre a contribuição da Geografia Escolar frente à problemática ambiental à luz da dicotomia da Geografia Científica.
Along the century XX, the school geography oscillated among to total alienation of the naturalistic vision to the marxist vision. These perspectives, for a long time were solemnity-excluding, however the environmental demand requests a new form of understanding of the reality, in order to best to act in the process of organization of the geographical space. In this sense, the present work, tries to contemplate about the contribution of the geography school front to the environmental problem to the light of the dichotomy of the scientific geography.
Palavras-chave: Geografia
Clima
Escola
Editor: Revista Ponto de Vista
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.coluni.ufv.br/revista-antiga/?area=volumes_05
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/21170
Data do documento: Jan-2008
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo748,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.