Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/22730
Tipo: Dissertação
Título: Polinização e polinizadores na produção de frutos e sementes híbridas de abóbora (Cucurbita pepo L. var. melopepo)
Autor(es): Ávila, Crébio José
Abstract: O efeito de três níveis de proteção da flor da aboboreira (Cucurbita pepo L. var. melopepo), com e sem polinização manual, e a faixa horária em que ocorre polinização efetiva, entre o período de antese e fechamento da flor, foram investigados em função da produção e qualidade de frutos e sementes híbridas da aboboreira. Também foram determinados: a entomofauna visitando flores da aboboreira; a flutuação populacional de Apis mellifera, Trigona spinipes e Diabrotica speciosa, durante o período matinal; a taxa sexual floral (Flor ♂ : Flor ♀); e o padrão de frutificação do progenitor feminino durante o período de florescimento. A aboboreira praticamente não produziu frutos e sementes quando sua flor foi excluída da visita de insetos. A polinização manual foi tão eficaz quanto a polinização natural com relação ao número de frutos produzidos por planta, e de menor eficácia - com relação à produção de sementes por planta. A polinização da aboboreira foi naturalmente completada por volta de 6:45 h, sendo a abelha Apis mellifera o inseto predominante em visitas às flores da aboboreira. A taxa sexual floral variou de 0,53 a 2,5 flores masculinas para cada flor feminina (0,53 - 2,5 ♂ : l ♀ ), durante o período de florescimento no campo experimental, e a frutificação do progenitor feminino ocorreu no período inicial de seu florescimento.
Palavras-chave: Fertilização das plantas
Polinização
Insetos polinizadores
Abóbora - Sementes híbridas - Produção
CNPq: Ciências Biológicas
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Entomologia
Citação: ÁVILA, Crébio José. Polinização e polinizadores na produção de frutos e sementes híbridas de abóbora (Cucurbita pepo L. var. melopepo). 1987. 56 f. Dissertação (Mestrado em Entomologia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1987.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/22730
Data do documento: 10-Jul-1987
Aparece nas coleções:Entomologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo11,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.