Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/22869
Tipo: Dissertação
Título: Efeito de diferentes combinações de capim elefante (Pennisetum. purpureum Schum): cana-de-acúcar (Saccharum officinarum. L.) sobre a digestibilidade, em equinos, utilizando diferentes metodologias de determinação
Autor(es): Machado, Henrique de Melo
Abstract: 0 trabalho foi conduzido no Laboratório de Animais, do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa, com os objetivos de: testar os efeitos de diferentes combinações de capim Elefante (Pennisetum purpureum. Schumy, variedade Napier: cana-de-acúcar (Saccharum officinarum L.), na alimentação de equinos, por meio de ensaios de digestibilidade; comparar métodos de determinação de digestibilidade por coleta total e indicadores internos, além de fazer ensaios com métodos de fermentação "in vitro", utilizando liquido cecal ou fezes frescas de equinos, para estimar a digestibilidade da matéria seca dos tratamentos. O ensaio de digestibilidade pelo método da coleta total foi realizado utilizando-se oito potros mestiços, 1/2 sangue Bretão Postier, com idade entre 2,5 a 3,0 anos, pesando em média 150 kg. Os animais foram alojados em gaiolas de metabolismo, sendo sete dias para adaptação, sete para determinação do consumo voluntário e sete dias para coleta.As proporções entre capim napier e cana-de-açúcar utilizadas nos tratamentos foram: tratamento 1 - 100% de capim napier; tratamento 2 - 85% de capim napier e 15% de cana-de-açúcar; tratamento 3 - 70% de capim napier e 30% de cana-de-açúcar; tratamento 4 - 55% de capim napier e 45% de cana-de-açúcar.Os indicadores internos utilizados foram a lignina, cinza insolúvel em ácido (CIA), e cinza insolúvel em detergente ãcido (CIDA)Nos ensaios de fermentação "in vitro" foram utilizados líquido cecal e fezes frescas. O consumo de matéria seca expresso em kg/dia, percentagem do peso vivo e unidade de tamanho metabólico, não foi influenciado pelos níveis de cana-de-açúcar nos tratamentos.Não houve efeito dos tratamentos na digestibilidadeda matéria seca, matéria orgânica e fibra em detergente neutro.A digestibilidade da fibra em detergente ãcido, celulose, conteúdo celular e proteína bruta, foi influenciada de modo positivo pelo aumento dos níveis de cana-de-açúcar nos tratamentos, enquanto que adigestibilidade da hemicelulose foi influenciada de modo inverso.A CIA e CIDA mostraram-se eficientes na determinação de digestibilidade, apresentando uma recuperação média de 101,06% e 98,21% respectivamente. A recuperação da lignina variou muito, apresentando uma recuperação média de 58,33%, mostrando-se ineficiente sua utilização como indicador. A média geral dos coeficientes de digestibilidade da matéria seca, determinados pelo método de fermentação "in vitro" com utilização do líquido cecal, com utilização de fezes frescas ou pelo método da coleta total, ficou bem aproximada, sendo que os resultados obtidos pelo método das fezes frescas foram sempre superiores àqueles obtidos pelos outros métodos.
Palavras-chave: Equinos - alimentos e alimentação
Capim-elefante + cana-de-acuar - digestibilidade
Materia seca (Nutrição animal) - digestibilidade
CNPq: Zootecnia
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Zootecnia
Citação: MACHADO, Henrique de melo. Efeito de diferentes combinações de capim elefante (Pennisetum. purpureum Schum): cana-de-acúcar (Saccharum officinarum. L.) sobre a digestibilidade, em equinos, utilizando diferentes metodologias de determinação. 1991. 71 f. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1991.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/22869
Data do documento: 14-Mai-1991
Aparece nas coleções:Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo11,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.