Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/23509
Tipo: Artigo
Título: Paradigmas e tendências do ensino universitário: a metodologia da pesquisa-ação como estratégia de formação docente
Autor(es): Mendonça, Erica Toledo de
Cotta, Rosângela Minardi Mitre
Lelis, Vicente de Paula
Carvalho Junior, Paulo Marcondes
Abstract: O objetivo do trabalho foi discutir sobre os paradigmas e as tendências do ensino universitário na atualidade, apontando estratégias de formação docente. Utilizou-se como método a pesquisa-ação; os dados foram coletados mediante as técnicas do Panorama Sobe e Desce, Wordle e Diários de Classe, durante a realização de capacitações docentes para exercício de tutoria em disciplina semipresencial. Os depoimentos dos participantes apontaram para uma insatisfação no uso do modelo tradicional de ensino; a importância de o professor estar aberto ao novo; e, ainda, que a utilização de processos inovadores de ensinagem foi considerada importante estratégia de mudança de paradigma educacional. O processo de capacitação de docentes universitários mostrou-se eficaz no que tange à conscientização destes indivíduos quanto à importância de se inserir o ensino na agenda das prioridades da universidade.
The aim of this paper was to discuss the paradigms and trends in higher education today, pointing out strategies for teacher education. Action research was used as the method. Data were gathered using the techniques of up-and-down panorama, Wordle and class diaries, while conducting teacher training for mentoring actions in a discipline involving blended learning. The participants’ testimonies indicated dissatisfaction with use of the traditional teaching model; the importance placed on teachers being open to new things; and also that use of innovative teaching processes was considered to be an important strategy for changing the educational paradigm. The process of training university teachers was shown to be effective with regard to raising awareness among these individuals about the importance of introducing teaching into the agenda of the university’s priorities.
Palavras-chave: Tecnologia
Inovação
Ensino
Aprendizagem
Tutoria
Technology
Innovation
Teaching
Learning
Mentoring
Editor: Interface - Comunicação, Saúde, Educação
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.1024
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/23509
Data do documento: Abr-2015
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo143,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.