Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/24402
Tipo: Artigo
Título: Traços de um rascunho pós-dramático: “...é o que fica.”
Autor(es): Stacul, Juan Filipe
Oliveira, Paulo Henrique de
Abstract: Neste artigo, investigou-se a presença dos modos de criação cênica a partir de alguns elementos da Dança-teatro e do Teatro-físico no Teatro Pós-dramático. Desse modo, a construção cênica teve como um dos alicerces da pesquisa o conto “A caixinha de música” do Caio Fernando Abreu e as movimentações tiveram ênfase na repetição de movimento ou gesto, na abstração da construção dramatúrgica, além de um trabalho sobre as possibilidades da movimentação que visam criar uma narrativa principal para além de uma fábula com linearidade dramatúrgica. Portanto, buscou-se um trabalho cênico que tenha o corpo como principal vetor de base para a criação cênica e uma disruptura do teatro clássico, o qual possui em suas bases a conexão dramatúrgica por meio de texto falado e ações claras e condizentes com a construção de um personagem realista.
In this article, we have investigated some forms of scenic creation regarding the elements of Dance-theater and Theater-physical in the Post-dramatic Theater. The short story "A Caixinha de Música", by Caio Fernando Abreu, served as a starting point for a postdramatic play, where the movements had an emphasis on the repetition of movement or gesture, on the abstraction of the dramaturgical construction, including a work on the possibilities of the movement that aim to create a main narrative beyond a tale, with dramaturgical linearity. Therefore, we sought a scenic work that has the body as the main base vector for the scenic creation and a disruption of classical theater, which has in its bases the dramatic connection through spoken text and clear actions and consistent with the construction of a realistic character.
Palavras-chave: Dança-teatro
Teatro-físico
Teatro pós-dramático
Repetição e transformação
Literatura e teatro
Caio Fernando Abreu
Dance-theater
Theater-physical
Post-dramatic theater
Repetition and transformation
Theater and literature
Caio Fernando Abreu
Editor: Jangada
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://www.revistajangada.ufv.br/index.php/Jangada/article/view/160
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24402
Data do documento: Jan-2018
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo572,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.