Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/24402
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Stacul, Juan Filipe | |
dc.contributor.author | Oliveira, Paulo Henrique de | |
dc.date.accessioned | 2019-04-09T16:45:32Z | |
dc.date.available | 2019-04-09T16:45:32Z | |
dc.date.issued | 2018-01 | |
dc.identifier.issn | 23174722 | |
dc.identifier.uri | https://www.revistajangada.ufv.br/index.php/Jangada/article/view/160 | |
dc.identifier.uri | http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24402 | |
dc.description.abstract | Neste artigo, investigou-se a presença dos modos de criação cênica a partir de alguns elementos da Dança-teatro e do Teatro-físico no Teatro Pós-dramático. Desse modo, a construção cênica teve como um dos alicerces da pesquisa o conto “A caixinha de música” do Caio Fernando Abreu e as movimentações tiveram ênfase na repetição de movimento ou gesto, na abstração da construção dramatúrgica, além de um trabalho sobre as possibilidades da movimentação que visam criar uma narrativa principal para além de uma fábula com linearidade dramatúrgica. Portanto, buscou-se um trabalho cênico que tenha o corpo como principal vetor de base para a criação cênica e uma disruptura do teatro clássico, o qual possui em suas bases a conexão dramatúrgica por meio de texto falado e ações claras e condizentes com a construção de um personagem realista. | pt-BR |
dc.description.abstract | In this article, we have investigated some forms of scenic creation regarding the elements of Dance-theater and Theater-physical in the Post-dramatic Theater. The short story "A Caixinha de Música", by Caio Fernando Abreu, served as a starting point for a postdramatic play, where the movements had an emphasis on the repetition of movement or gesture, on the abstraction of the dramaturgical construction, including a work on the possibilities of the movement that aim to create a main narrative beyond a tale, with dramaturgical linearity. Therefore, we sought a scenic work that has the body as the main base vector for the scenic creation and a disruption of classical theater, which has in its bases the dramatic connection through spoken text and clear actions and consistent with the construction of a realistic character. | en |
dc.format | pt-BR | |
dc.language.iso | por | pt-BR |
dc.publisher | Jangada | pt-BR |
dc.relation.ispartofseries | n. 11, p. 196- 211, jan./ jun. 2018 | pt-BR |
dc.rights | Open Access | pt-BR |
dc.subject | Dança-teatro | pt-BR |
dc.subject | Teatro-físico | pt-BR |
dc.subject | Teatro pós-dramático | pt-BR |
dc.subject | Repetição e transformação | pt-BR |
dc.subject | Literatura e teatro | pt-BR |
dc.subject | Caio Fernando Abreu | pt-BR |
dc.subject | Dance-theater | pt-BR |
dc.subject | Theater-physical | pt-BR |
dc.subject | Post-dramatic theater | pt-BR |
dc.subject | Repetition and transformation | pt-BR |
dc.subject | Theater and literature | pt-BR |
dc.subject | Caio Fernando Abreu | pt-BR |
dc.title | Traços de um rascunho pós-dramático: “...é o que fica.” | pt-BR |
dc.type | Artigo | pt-BR |
Aparece nas coleções: | Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo.pdf | texto completo | 572,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.