Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/24491
Tipo: Artigo
Título: Análise da estrutura do mercado brasileiro de caminhões, 1990-2010
Autor(es): Ferreira, Alberes Souza
Cirino, Jader Fernandes
Abstract: O presente artigo teve como objetivo analisar a estrutura de mercado da indústria brasileira de caminhões no período de 1990 a 2010, dado que este setor mostra-se de fundamental importância para o desenvolvimento econômico do país ao promover a integração dos demais setores e/ou regiões em toda estrutura produtiva e de distribuição. O referencial teórico utilizado para a análise baseou-se na abordagem da Organização Industrial sob o Paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho, buscando-se investigar os principais elementos que caracterizam a estrutura de mercado, dentre eles: a parcela de mercado, a taxa de concentração e o índice sumário de Herindahl-Hirschman. Os dados para a análise foram obtidos através de publicações da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Automóveis). A análise permitiu a conclusão de que o mercado estudado se encontra fortemente oligopolizado, além de apresentar barreiras à entrada de novas irmas.
Palavras-chave: Estrutura de mercado
Índice de Herindahl-Hirschman
Barreiras à entrada
Editor: Revista Textos de Economia
Tipo de Acesso: Open Acess
URI: https://doi.org/10.5007/2175-8085.2013v16n2p11
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24491
Data do documento: Dez-2013
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo526,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.