Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/24522
Tipo: Dissertação
Título: Educação do Campo na Universidade Federal de Viçosa: a constituição da Licenciatura em Educação do Campo
Field Education at Universidade Federal de Viçosa: the constituition of the Licentiate in Education of the Field
Autor(es): Marliére, Ramon Guido Thomaz
Abstract: A presente pesquisa teve com o objetivo geral analisar o processo de constituição da LICENA na UFV, a partir da perspectiva histórica das contradições que marcam o capitalismo e as lutas das populações do campo ao acesso e permanência na educação. Especificamente os objetivos da presente pesquisa foram: reconstituir/sistematizar o processo histórico de criação, implementação e institucionalização da Licenciatura em Educação do Campo na UFV; identificar e analisar as tensões, os conflitos e as contradições presentes na constituição do curso; identificar os avanços e as conquistas da LICENA durante seu processo de constituição. Para a realização dos objetivos propostos, recorremos aos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa qualitativa, em que utilizamos a abordagem da História Oral. Os dados foram coletados por meio de análise documental e de entrevistas semiestruturadas, que foram analisados por meio do método Analise de Conteúdos. De forma geral, os resultados da pesquisa revelam que os conflitos e as tensões presentes no processo de constituição da LICENA, têm origem nos conflitos de classe, nos preconceitos sociais e nas divergências entre concepções políticas, sociais, científicas, filosóficas e pedagógicas dentro da Instituição, com destaque para o embate entre projetos políticos e ideológicos entre do agronegócio e da agricultura camponesa/Agroecologia. Ao mesmo tempo, as entrevistas revelaram significativos avanços e conquistas da LICENA durante seu processo de constituição, com destaque para os seguintes aspectos: a instituição de processos e práticas pedagógicas inovadoras, a contribuição na efetivação da função política e social da Universidade, o avanço na legitimação do projeto político e ideológico do coletivo da Educação do Campo e da Agroecologia no âmbito da UFV.
The present research had the general objective to analyze the process of constitution of LICENA in the UFV, from the historical perspective of the contradictions that mark Capitalism and the struggles of the rural population to access and stay in education. Precisely the objectives of the present research were: to reconstitute / systematize the historical process of creation, implementation and institutionalization of the Degree in Field Education in the UFV; identify and analyze the tensions, conflicts and contradictions present in the constitution of the course; identify the progress and achievements of LICENA during its constitution process. To achieve the proposed objectives, we use the theoretical and methodological assumptions of qualitative research, in which we use the Oral History approach. Data were collected through documental analysis and semi-structured interviews, which were analyzed using the Content Analysis method. In general, the results of the research revealed that the conflicts and tensions present in the LICENA construction process originate from class conflicts, social prejudices and divergences between political, social, scientific, philosophical and pedagogical conceptions within the Institution, highlighting the clash between political and ideological projects between agribusiness and peasant agriculture / Agroecology. At the same time, the interviews revealed significant advances and achievements of LICENA during its constitution process, with emphasis on the following aspects: the foundation of innovative pedagogical processes and practices, the contribution to the achievement of the University's political and social function, the legitimization of the political and ideological project of the Field Education and Agroecology collective within UFV.
Palavras-chave: Educação do campo - Licenciatura
Universidade Federal de Viçosa
CNPq: Educação Rural
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: MARLIÉRE, Ramon Guido Thomaz. Educação do Campo na Universidade Federal de Viçosa: a constituição da Licenciatura em Educação do Campo. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24522
Data do documento: 25-Mai-2018
Aparece nas coleções:Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo889,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.