Locus  

Trocando saberes e construindo conhecimentos: a participação de estudantes da EFA Paulo Freire na Troca de Saberes

Show simple item record

dc.contributor Lopes, Eduardo Simonini
dc.contributor.advisor Coelho, Edgar Pereira
dc.creator Silva, Fernanda Fernandes da
dc.date.accessioned 2019-04-12T14:18:04Z
dc.date.available 2019-04-12T14:18:04Z
dc.date.issued 2018-02-07
dc.identifier.citation SILVA, Fernanda Fernandes da. Trocando saberes e construindo conhecimentos: a participação de estudantes da EFA Paulo Freire na Troca de Saberes. 2018. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018. pt-BR
dc.identifier.uri http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24525
dc.description.abstract A presente pesquisa tem como temática central problematizar a participação do jovem estudante de EFA, mais especificamente jovens da Escola Família Paulo Freire na Troca de Saberes, evento que se realiza na programação da Semana do Fazendeiro, da Universidade Federal de Viçosa. A proposta do estudo foi acompanhar, observar e analisar a movimentação dos estudantes durante a realização da Troca de Saberes, com o intuito de identificar quais os benéficos que essa participação pode ou não trazer para a formação do estudante, bem como estes sujeitos significam o espaço. Essa dissertação de caráter qualitativo apropriou-se dos seguintes instrumentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e documental, a observação dos jovens durante a realização da Troca de Saberes e a realização de entrevista a fim de seguir “aquilo que eles experimentam, o modo como eles interpretam as suas experiências e o modo como eles próprios estruturam o mundo social em que vivem” (Bogdan e Bicklen, 2001. p. 51). Como resultado dessa pesquisa, constatou-se que os jovens têm na Troca de Saberes um lugar de encontro e que auxilia na formação do jovem enquanto cidadão e responsável pelas questões econômicas e sociais do Campo. pt-BR
dc.description.abstract The present research is focused on the participation of young EFA students, mainly young people from the Escola Família Paulo Freire in Troca de Saberes (Knowledge Exchange), an event held during the Farmer's Week, at the Universidade Federal de Viçosa. This study aimed to monitor, observe and analyze the behavior of the students during the development of the Troca de Saberes, in order to identify whether they benefited from the participation and what contributions were obtained for their professional training, besides the meaning these students attributed to that environment. The methodological instruments used in this qualitative dissertation were bibliographical and documentary research, observation of the young people during the realization of the Troca de Saberes and interviews, so as to understand "what they experience, how they interpret their experiences, and how they themselves organize the social world in which they live "(Bogdan and Bicklen, 2001: 51). This research demonstrated that, for those young people, Troca de Saberes is a place for encounters that enrich their training as citizens who are responsible for the economic and social issues of the Rural environment. en
dc.language.iso por pt-BR
dc.publisher Universidade Federal de Viçosa pt-BR
dc.rights Acesso Aberto pt-BR
dc.subject Escola rural pt-BR
dc.subject Estudantes - Atividades pt-BR
dc.subject Educação pt-BR
dc.title Trocando saberes e construindo conhecimentos: a participação de estudantes da EFA Paulo Freire na Troca de Saberes pt-BR
dc.title Knowledge exchange and knowledge construction: the participation of young EFA students in Knowledge Exchange en
dc.type Dissertação pt-BR
dc.subject.cnpq Educação pt-BR
dc.creator.lattes http://lattes.cnpq.br/4492314665353681 pt-BR
dc.degree.grantor Universidade Federal de Viçosa pt-BR
dc.degree.department Departamento de Educação pt-BR
dc.degree.program Mestre em Educação pt-BR
dc.degree.local Viçosa - MG pt-BR
dc.degree.date 2018-02-07
dc.degree.level Mestrado pt-BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Educação [133]
    Teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account