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Tipo: Dissertação
Título: Práticas textuais na Licenciatura em Educação do Campo: mundos que se tecem em busca de sentidos
Textual practices in Rural Education Graduation: Worlds that weave themselves in the search of senses
Autor(es): Lopes, Jéssica de Freitas
Abstract: As práticas textuais vem se tornando a cada vez, mais técnicas e tradicionais no que se refere ao contexto educacional brasileiro, visando atender aos pressupostos avaliativos e considerando a formação apenas para o mercado de trabalho. De tal modo, nos propomos a realizar uma pesquisa de caráter artístico, poético e filosófico, acreditando na interferência de tais elementos na construção do ensino-aprendizagem. Assim, essa dissertação buscou compreender possíveis sentidos produzidos por estudantes da Licenciatura em Educação do Campo enquanto ―autores e autoras‖ de produções artístico-textuais. Levamos em consideração as concepções de campo encontradas, a presença de poesia nos textos e as relações tecidas entre as produções textuais. Acreditando nos pressupostos da Filosofia da Linguagem, nas contribuições da linguagem poética, da poesia e da arte, as referências consultadas foram principalmente Roland Barthes e Mikhail Bakhtin, na perspectiva de compreensão da Filosofia da linguagem; Edgar Morin para tratarmos do amor e da poesia; Herbert Read para o estudo da Educação através da arte; Boaventura para a racionalidade estético- expressiva; Martine Joly e Alfredo Bosi para análise de imagens. Além disso, nos inspiramos na Pedagogia freiriana e freinetiana e na linguagem de Jorge Larrosa e Manoel de Barros para a construção do nosso trabalho. A trama desta pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida a partir de narrativas textuais, afirmando-se a pesquisa documental e a autobiografia. Considerando a dimensão dessa pesquisa, além de ler textos, nos deparamos com o empoderamento artístico-textual de estudantes, com um campo que também produz vida, arte, poesia e que existe como forma de luta, como lugar de sonhar, de viver e de ser também artista. Realizar essa pesquisa me permitiu compreender outras concepções de campo, o que afetou e ressignificou a minha condição de camponesa. As leituras e análises dos textos dos/das estudantes, partiram do nosso contato com a LICENA (Licenciatura em Educação do Campo- UFV) e da forma como olhamos a Educação do Campo, a arte e a poesia. Portanto, cada pessoa, ao ler essa dissertação e ao se deparar com as produções textuais, poderão refletir e entendê-las de outras maneiras.
The textual practices have become increasingly more technical and traditional regarding to the Brazilian educational context, aiming to meet the evaluation assumptions and consider training only for the job market. Thus, we propose to realize an artistic, poetic and philosophical type of research, believing in the interference of such elements in the construction of the teaching-learning dynamics. Thus, this dissertation aims the comprehension of possible meanings produced by students of the Rural Education graduation as authors of artistic- textual productions. We take into consideration the countryside conceptions found, the presence of poetry in the texts and the relationships between the textual productions. Believing in the presuppositions of Philosophy of Language, the contributions of poetic language, poetry and art, the references consulted were mainly Roland Barthes and Mikhail Bakhtin, in the perspective of understanding the Philosophy of language; Edgar Morin to talk about love and poetry; Herbert Read for the study of Education through art; Boaventura for aesthetic-expressive rationality; Martine Joly and Alfredo Bosi for image analysis. In addition, we are inspired by the freiriana e freinetiana Pedagogy and the language of Jorge Larrosa and Manoel de Barros for the construction of our work. The plot of this qualitative research was developed from textual narratives, affirming the documentary research and the autobiography. Considering the range of this research, in addition to reading texts, we are faced with the artistic-textual empowerment of students, with a countryside that also produces life, art, poetry and exists as form of struggle, as a place to dream, to live and also a place of being an artist. Carry out this research allowed me to understand other countryside conceptions, what affected and meant a rebuilt my condition as a peasant. The readings and analysis of the texts of the students started from our contact with LICENA (Rural Education graduation-UFV) and the way that we look at the Education in the Countryside, the art and the poetry. Therefore, each person as reading this dissertation and encountering the textual productions can reflect and understand them in their own ways.
Palavras-chave: Educação do Campo
Linguagem
Arte
Sentidos
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: LOPES, Jéssica de Freitas. Práticas textuais na Licenciatura em Educação do Campo: mundos que se tecem em busca de sentidos. 2017. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24526
Data do documento: 3-Mar-2017
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