Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/24548
Tipo: Artigo
Título: A colaboração entre pares em uma turma de adolescentes aprendendo inglês na escola pública
Autor(es): Lima, Fernando Silvério de
Basso, Edcleia Aparecida
Abstract: Neste artigo apresentamos alguns resultados alcançados por meio de uma pesquisa-ação realizada com alunos-adolescentes de escola pública. A análise dos dados foi norteada pela teoria sociocultural, quando, então, objetivamos entender o desenvolvimento daqueles alunos pela linguagem, focalizando as interações estabelecidas entre colegas e entre professor e alunos-adolescentes. Discutimos, especificamente, o construto teórico scaffolding, no viés da colaboração entre pares em atividades orais trabalhadas em sala de aula. Escolhemos como fonte primária para o presente estudo dados coletados por meio de gravações/filmagens de aulas, selecionando e transcrevendo alguns excertos para ilustrar a análise feita. Utilizamos também o diário de campo do aluno-professor- pesquisador. Esses dados revelaram características peculiares e coerentes com a adolescência, fase pela qual os alunos passavam, tais como o desinteresse e apatia nas aulas, e apontaram também ocorrências de situações propícias à colaboração efetiva entre pares (colegas), que poderiam ter propiciado o desenvolvimento de ambos, mas que resultaram, na maioria delas, em aparente fracasso. Entretanto, ficou também evidenciado que, quando a atividade desperta a curiosidade, a motivação do aluno- adolescente, ele se sente recrutado a participar da tarefa. Encerramos o estudo, certos da necessidade de mais pesquisas e estudos na área da Línguística Aplicada que focalizem o aluno-adolescente e seu desenvolvimento pela aprendizagem de uma nova língua no contexto público.
In this paper we present some results got from an action-research carried out with adolescents in a public school. The data were analyzed within a sociocultural approach. We aimed at understanding the development of the adolescent-student through language, focusing on the interactions between peers and teacher/adolescent-student, discussing, specifically, the theoretical construct of scaffolding, analyzed through peer collaboration during oral activities developed in the classroom. We chose as primary data source some classes that were recorded, selecting and transcribing some parts to illustrate the analysis. The novice-researcher-teacher‟s diary was also used. Data revealed peculiar characteristics that were coherent with the students‟ lifetime, such as the lack of interest in classes, de-motivation, irony, among others. The study also pointed out adequate situations for effective peer collaboration (between classmates) which would have led to their development, but, on the contrary, have almost all of them turned out in apparent failure. However the analysis made it possible to say that, when the activity arouses his/her curiosity, interest or motivation, the adolescent-student feels recruited to engage in the task. We conclude the study sure of the need for more studies in Applied Linguistics focusing on the adolescent and his/her development through the process of learning a new language in the public school context.
Palavras-chave: Colaboração entre pares
Alunos adolescentes
Escola pública
Peer collaboration
Adolescent student
Public school
Editor: Horizontes de Linguística Aplicada
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/801
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24548
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo253,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.