Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/24605
Tipo: Dissertação
Título: História Local e identidade: educação patrimonial e cidadania a partir da comunidade de Anna Florência, Ponte Nova (MG)
Local history and identity: patrimonial education and citizenship from the community of Anna Florência, Ponte Nova (MG)
Autor(es): Xavier, Almiro Luna
Abstract: Com essa pesquisa, procuramos desenvolver um diálogo reflexivo, imerso em um meio sociocultural. Uma percepção mais apurada de seu desenvolvimento tempo/espacial quanto às disputas aí inseridas. Os instrumentos narrativos provenientes da retórica, discurso, memória e simbolismos serviram de apoio ao entendimento e contextualização histórico-cultural do objeto: um meio social aparentemente circunscrito, a comunidade surgida a partir das colônias de trabalhadores da Usina de Açúcar Anna Florência, Ponte Nova (MG). Modelo reduzido de um complexo sistema social. Uma dinâmica capaz de contribuir para a compreensão em escala ampliada de como uma cultura se forma, acomodando inovações e permanências. Equilíbrio e concepções mais favoráveis a alguns, mas articulados como se compartilhados por toda a sociedade. Da reflexão quanto a tais mecanismos, surge a proposta de instrumentalização da história local com ênfase em seus “referenciais culturais”, sob diretrizes da metodologia de trabalho da Educação Patrimonial. Ação conduzida no coletivo a se refletir na visão individual sobre si mesmo e sua inserção no meio social. A Educação contribuindo para o restabelecimento de manifestações culturais no cotidiano das pessoas, incluindo a proposta de revolução no Currículo Escolar mediante uma concepção intertranscultural.
With this research, we seek to develop a reflexive dialogue, immersed in a sociocultural environment. A more accurate perception of its time / space development as to the disputes therein. The narrative instruments derived from rhetoric, discourse, memory and symbolism served to support the historical and cultural understanding and contextualization of the object: an apparently circumscribed social environment, the community emerged from the colonies of workers of sugar industry Anna Florência, Ponte Nova (MG). A reduced model of a complex social system. A dynamic capable of contributing to a broader understanding of how a culture forms, accommodating innovations and permanencies. Equilibrium and conceptions more favorable to some, but articulated as if shared by the whole society. From the reflection on such mechanisms, the proposal of instrumentalization of the local history and its "cultural references" appears, under guidelines of the work methodology of Heritage Education. Action taken in the collective to be reflected in the individual vision about himself and his insertion in the social environment. The education contributing for the reestablishment of cultural manifestations in people's daily lives, including the proposal of revolution in the School Curriculum through an inter-cultural conception.
Palavras-chave: Anna Florência (Ponte Nova, MG) - História
Cultura
Memória coletiva
Identidade social
Patrimônio cultural - Estudo e ensino
CNPq: História Regional do Brasil
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Citação: XAVIER, Almiro Luna. História Local e identidade: educação patrimonial e cidadania a partir da comunidade de Anna Florência, Ponte Nova (MG). 2018. 260 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24605
Data do documento: 5-Jul-2018
Aparece nas coleções:Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania

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