Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/24619
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Stacul, Juan Filipe | |
dc.date.accessioned | 2019-04-17T16:33:56Z | |
dc.date.available | 2019-04-17T16:33:56Z | |
dc.date.issued | 2018-01 | |
dc.identifier.issn | 23174722 | |
dc.identifier.uri | https://www.revistajangada.ufv.br/index.php/Jangada/article/view/148 | |
dc.identifier.uri | http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24619 | |
dc.description.abstract | No presente trabalho, pretende-se realizar uma investigação acerca das relações entre melancolia, enunciação e literatura, especificamente, em três grandes nomes da poesia contemporânea em língua portuguesa: Noémia de Sousa (Moçambique), Florbela Espanca (Portugal) e Ana Cristina Cesar (Brasil). Para tanto, foram selecionados textos em que se verifica a recorrência da dicção melancólica como traço constituinte da lírica de cada uma das poetisas. Pretende-se, com tal análise, verificar que a constituição de uma poética da melancolia nessas autoras, resguardados os devidos panoramas histórico-culturais, instaura-se no limiar entre os questionamentos existenciais do indivíduo e a crítica aos modelos institucionais e às questões políticas e sociais vigentes, estabelecendo um processo que reverbera uma melancolia coletiva na voz do eu-lírico. | pt-BR |
dc.description.abstract | In this work, we intend to conduct an investigation on the relationship between enunciation, melancholy and literature, specifically in three great names of contemporary poetry in Portuguese: Noémia de Sousa (Mozambique), Florbela Espanca (Portugal) and Ana Cristina Cesar (Brazil). To this analysis, we selected texts where there is a recurrence of the melancholy as a trace constituent of lyricism. We intended verify that the establishment of a poetic melancholy of these authors, guarded proper historical and cultural panoramas, is established at the threshold between the existential questions of individual and the institutional forces, establishing a process that reverberates a collective melancholy in the lyrical voice. | en |
dc.format | pt-BR | |
dc.language.iso | por | pt-BR |
dc.publisher | Jangada | pt-BR |
dc.relation.ispartofseries | n. 11, p. 156- 175, jan./ jun. 2018 | pt-BR |
dc.rights | Open Access | pt-BR |
dc.subject | Melancolia | pt-BR |
dc.subject | Poesia | pt-BR |
dc.subject | Florbela Espanca | pt-BR |
dc.subject | Noémia de Sousa | pt-BR |
dc.subject | Ana Cristina Cesar | pt-BR |
dc.subject | Enunciação | pt-BR |
dc.subject | Literatura comparada | pt-BR |
dc.subject | Melancholyhttps://www.revistajangada.ufv.br/index.php/Jangada/article/view/148 | pt-BR |
dc.subject | Poetry | pt-BR |
dc.subject | Enunciation | pt-BR |
dc.subject | Comparative literature | pt-BR |
dc.title | “Lágrimas fracas, dores mínimas, chuvas outonais”: a poética da melancolia em três escritoras lusófonas | pt-BR |
dc.type | Artigo | pt-BR |
Aparece nas coleções: | Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo.pdf | texto completo | 612,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.