Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/2628
Tipo: Dissertação
Título: Uma abordagem para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em desenho técnico utilizando métodos e técnicas da computação
Título(s) alternativo(s): An approach for improvement of teaching and learning in technical drawing using computer methods and techniques
Autor(es): Monnerat, Lúcia Patrícia
Primeiro Orientador: Braga, José Luis
Primeiro coorientador: Tibúrcio, Túlio Márcio de Salles
Primeiro avaliador: Passos, Frederico José Vieira
Abstract: Novos paradigmas educacionais surgem para atender uma nova sociedade tecnológica e requerem a inserção de novas práticas curriculares e metodologias inovadoras. Novas mídias e novas tecnologias da informação e da comunicação são inseridas no meio acadêmico levando a uma reflexão sobre as práticas pedagógicas utilizadas e a efetividade das mesmas no processo de ensino e aprendizagem. O desenho técnico tem sido visivelmente influenciado por novos programas e mídias de representação, projetação, moldagem e simulação, passando por uma transição do papel á mídia eletrônica. Esta dissertação tem como objetivo apresentar um estudo da disciplina de ARQ100 - Desenho Técnico, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa UFV, de maneira a se estruturar uma nova metodologia de ensino com o intuito de atualizar e adequar a disciplina às inovações tecnológicas atuais utilizando, de maneira mais efetiva, programas computacionais para desenho. A necessidade de modernização da disciplina levantou alguns questionamentos a respeito de quais são as ferramentas necessárias para que essa atualização seja eficiente e melhor realizada. Baseado nestas questões é que se propõe o estudo dos requisitos e técnicas desenvolvidas em Engenharia de Software e em Interação Humano-Computador e, através dos mesmos, a elaboração de um processo metodológico para se estruturar um novo método para a disciplina de desenho técnico. A metodologia utilizada inclui métodos quantitativos e qualitativos. Primeiramente, foi feito um diagnóstico da disciplina, que é oferecida pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV a diferentes cursos na instituição. Esse diagnóstico incluiu levantamentos e revisão do material até então utilizado e uma avaliação com os alunos visando obter a percepção e a satisfação dos mesmos. A disciplina foi redesenhada e experimentada passando por uma transição a partir do momento em que substitui a prancheta de desenho e o papel pela mídia eletrônica. Resultados do diagnóstico mostram a insatisfação de grande parte dos alunos em relação aos métodos utilizados com a utilização de papel/prancheta. No módulo eletrônico, observou-se grande motivação dos alunos. A experimentação permitiu também corrigir caminhos e traçar diretrizes para a efetiva implementação do novo método. A metodologia desenvolvida serve de base para o desenvolvimento de novos métodos de ensino e aprendizagem para disciplinas da área de representação gráfica e para disciplinas de diversas áreas.
New educational paradigms appear to meet the needs of a new technological society and require the inclusion of new methodologies and innovative curriculum practices. New media and new information and communication technologies are embedded in the academic leading to a reflection on teaching practices and effectiveness of those used in the teaching and learning process. The technical design has been visibly influenced by new programs and media representation, designing, modeling and simulation, going through a transition from paper to electronic media. This research aims to present a study of a course on technical drawing ARQ 100 Desenho Técnico, intending to structure a new teaching methodology in order to update and adapt the course to use current technological innovations, more effectively, computer programs for drawing. The need for modernization of the course raised some questions about the tools required for this update to be efficient and to achieve better results. Based on these issues, it is proposed the study of the requirements and techniques developed in Software Engineering and Human-Computer Interaction, and based on them, the elaboration of a checklist to structure a new methodology for the course on technical drawing. The methodology includes quantitative and qualitative methods. First, a diagnosis of course, which is offered by the Department of Architecture and Urbanism at UFV for different courses was made. This assessment included surveys and review of materials previously used and an assessment with students to obtain their perception and satisfaction. The course was redesigned and tested, going through a transition from the moment that replaces the drawing board to the electronic media. Diagnostic results show the dissatisfaction of most students to the methods used with the use of paper and drawing board. In the electronics module, there is great motivation for students. The trial also allowed to review and make corrections in the paths and to set guidelines for the effective implementation of the new method. The methodological approach developed serve as a basis for developing new methods of teaching and learning on subjects related to technical drawings and for other areas.
Palavras-chave: Desenho técnico
Métodos de ensino e aprendizagem
Engenharia de software
Interação humano-computador
Technical drawing
Methods of teaching and learning
Software engineering
Human-computer interaction
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Metodologias e técnicas da Computação; Sistemas de Computação
Programa: Mestrado em Ciência da Computação
Citação: MONNERAT, Lúcia Patrícia. An approach for improvement of teaching and learning in technical drawing using computer methods and techniques. 2012. 171 f. Dissertação (Mestrado em Metodologias e técnicas da Computação; Sistemas de Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/2628
Data do documento: 12-Jan-2012
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf3,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.