Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/2635
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Leonardo Fonseca de
dc.date.accessioned2015-03-26T13:10:31Z-
dc.date.available2013-03-04
dc.date.available2015-03-26T13:10:31Z-
dc.date.issued2012-02-29
dc.identifier.citationCARVALHO, Leonardo Fonseca de. Social support networks in software engineering education. 2012. 52 f. Dissertação (Mestrado em Metodologias e técnicas da Computação; Sistemas de Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2012.por
dc.identifier.urihttp://locus.ufv.br/handle/123456789/2635-
dc.description.abstractA adoção das Redes Sociais no Suporte ao Ensino de Engenharia de Software pode ser fundamentada nas teorias de aprendizagem do sócioconstrutivismo e conectivismo. Esse trabalho apresenta um estudo de caso efetuado através de uma extensão de uma Rede Social livre e de código aberto que permitiu estudar efeitos dessa nova tecnologia na educação. As Redes Sociais oferecem ferramentas tais como blogs em grupo que podem estimular a interação e aprendizagem colaborativa dentro da Rede Social. Os blogs em grupo podem aumentar a conectividade da Rede Social, permitindo mais interações sociais e mais informações para alunos envolvidos. Entretanto o uso dos blogs em grupo para educação requer estratégias pedagógicas claras para que as interações entre alunos aconteçam.pt_BR
dc.description.abstractAdoption of Social Networks in Education may be based on learning theories of socio-constructivism and connectivism. This work presents a case study carried out by extending an open source and free social network that allowed us to study effects of this new technology in education. They offer tools such as group blog that can stimulate collaborative interaction. The group blog can increase network connectivity enabling more social interactions and more information to learners involved. However the use of the group blog for education requires teaching strategies for collaborative interactions between learners happen.eng
dc.description.sponsorship
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectBlogspor
dc.subjectColaboraçãopor
dc.subjectSocial networkseng
dc.subjectDistance learningeng
dc.subjectBlogseng
dc.subjectCollaborationeng
dc.titleRedes sociais no suporte ao ensino de engenharia de softwarepor
dc.title.alternativeSocial support networks in software engineering educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2028099370940405por
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Alcione de Paiva
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788574J0por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMetodologias e técnicas da Computação; Sistemas de Computaçãopor
dc.publisher.programMestrado em Ciência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFVpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.contributor.advisor1Braga, José Luis
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787263E8por
dc.contributor.referee1Passos, Frederico José Vieira
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781218J9por
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf875,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.